Caos

A teoria do caos emergiu nas últimas décadas na física, consistindo numa matriz explicativa para os processos de desordem, como a turbulência ou os padrões meteorológicos, que ostentavam modelos matemáticos complexos por detrás da aparente aleatoriedade.

A teoria do caos emergiu nas últimas décadas na física, consistindo numa matriz explicativa para os processos de desordem, como a turbulência ou os padrões meteorológicos, que ostentavam modelos matemáticos complexos por detrás da aparente aleatoriedade. Assim, a teoria da complexidade surgiu como um ramo da teoria do caos, e procura explicar a diversidade dos sistemas biológicos recorrendo a um conjunto parcimonioso de indicadores. É sabido que as ciências sociais possuem um histórico baseado em tentativas de aplicação dos achados teóricos das ciências físicas na sua área de vocação. Contudo, as teorias que são altamente preditivas, em disciplinas como a química ou a física, são heuristicamente impotentes para a análise dos fenómenos humanos. A aparente promessa da teoria do caos ou da complexidade para a sociologia é a tolerância da ambiguidade e a incerteza, e a asserção de que a desordem humana pode, de facto, ser ordenada num nível mais elevado do que o avaliado até agora.

567 Visualizações 1 Total

References:

Byrne, D. S. (1998) Complexity Theory and the Social Sciences. Routledge, London.

567 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.