Assédio Sexual

Por assédio sexual entende-se o avanço sexual indesejado por parte de um indivíduo, pedidos de favores sexuais, ou outras formas de atenção de natureza sexual, sobretudo no local de trabalho ou noutros locais.

Por assédio sexual entende-se o avanço sexual indesejado por parte de um indivíduo, pedidos de favores sexuais, ou outras formas de atenção de natureza sexual, sobretudo no local de trabalho ou noutros locais. As definições legais distinguem entre o assédio sexual quid pro quo, que é uma condição do local de trabalho, e comportamentos que criam uma atmosfera intimidante, ofensiva e hostil, para a vítima. As manifestações do assédio sexual podem ser físicas, verbais, gestuais, visuais ou gráficas. As atitudes tipicamente percecionadas como assédio sexual incluem as piadas sexuais, declarações com conotações sexuais ou sobre a vida privada, boatos, convites frequentes para saídas, qualquer forma indesejada de toque, e a invasão do espaço pessoal, assim como avanços sexuais e abusos.

A grande parte das vítimas é do sexo feminino; especialmente os adolescentes e os trabalhadores jovens denunciaram experiências de assédio. Os perpetradores são muito frequentemente homens ou grupos de homens. Os homens, particularmente os que apresentam uma condição financeira vulnerável, podem ser vítimas de assédio sexual também. O assédio sexual por parte de elementos do mesmo sexo tem recebido atenção nos últimos tempos igualmente, nomeadamente, o assédio sexual e de género entre homens.

Paralelamente às consequências como a perda do emprego ou a impossibilidade de uma promoção, as vítimas de assédio sexual sofrem inúmeras vezes efeitos psicológicos. As reações englobam um certo raio de respostas físicas e emotivas, como a confusão, o desconforto, a ansiedade, a raiva e o estresse. As representações culturais do assédio sexual, contudo, constantemente sugerem o flerte que correu mal, ou que as vítimas estavam a pedir isso pela forma como se encontravam vestidas ou pelo comportamento.

A pesquisa empírica sobre a prevalência do assédio sexual tem enfrentado inúmeras dificuldades metodológicas, principalmente pela conceptualização, uma vez que a experiência do assédio sexual depende de fatores contextuais. Habitualmente inclui comportamentos relacionados e vários eventos, e assim, é antes um processo dinâmico ao invés de uma ocorrência isolada.

792 Visualizações 1 Total

References:

Saguy, A. (2003) What is Sexual Harassment? From Capitol Hill to the Sorbonne. University of California Press, Berkeley.

792 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.