Theordor Reik

Theodor Reik, foi um psicanalista do círculo de psicanalistas que conviviam com Sigmund Freud (1856 – 1939). Seu admirador tinha a alcunha de “Símile Freud”, pois imitava-o na barba, na forma e vestir e fumava a mesma marca de charutos.

Nasceu em 1888 proveniente de uma família modesta judia de origem húngara. Sofreu bastante na infância com a depressão da mãe, os conflitos com o avô materno e o pai que faleceu quando este tinha 18 anos. Não seguiu ogo os estudos, teve que ir trabalhar para sustentar a família, o que o deixava bastante doente. Tinha crises de angústia que foram relatadas como auto-acusações intensas.

Estudou a seguir na Universidade de Viena Letras e Filosofia e tornou-se um erudito em literatura e antropologia. Sigmund Freud sempre o incentivou e indicou-se a Wiener Psychoanalytishe Vereinigung (WPV) para fazer analise contudo este recusou. Fez depois análise com Karl Abraham em Berlim. Theodor Reik teve dificuldade em viver como clínico e Freud dava-lhe uma mensalidade. Este último adotou-o como filho pois alem dos seus conhecimentos admirava-o pela procura incessante de um pai. Serviu-se a esse papel. Depois da primeira guerra mundial, Thoedor Reik começou a passar mal, com distúrbios cardíacos que o levavam a ter um terror de morte. Sigmund Freud analisou-o. Em 1925, surgiu um caso judicial contra Theodor Reik por este exercer medicina de forma ilegal – na sua versão psicanalítica – e por essa razão Sigmund Freud o defendeu através da obra “ Analise Leiga” (1925). Esta situação de Theodor Reik assumiu uma dimensão que este não esperava, tendo pois sido analisado pela IPA – International Psychoanalytical Association – a ponto de dividir a comunidade freudiana de um lado os psicanalistas médicos e por outros os psicanalistas leigos. Instalou-se em Berlim em 1928 e depois emigrou para Nova-Iorque. Visitou Sigmund Freud pela ultima vez um ano antes deste falecer em 1938, já exilado em Londres. Faleceu nos Estados Unidos em 1969.

 

Obras que se destacam: Ecouter avec la troisieme oreille. L’expérience intérieure d’un psychanalyste, 1948 / Fragment d’une grande confession, 1949

Palavras – Chave : Theordor Reik, Sigmund Freud, Analise Leiga, IPA

Bibliografia :

Laplange, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença ( obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M.(2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

930 Visualizações 1 Total
930 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.