Neurose de Transferência

 

A neurose de transferência é um termo introduzido por Sigmund Freud (1856 – 1939) em 1914, no texto “Recordação, repetição e elaboração”. Sendo depois especificado, no mesmo ano, no artigo “Introdução ao narcisismo”.

No primeiro, e ainda válido atualmente, a neurose de transferência define-se como uma neurose artificial que emerge durante o processo psicanalítico, no paciente. Tende a influenciar as suas transferências para o analista e constitui-se como relação com este.

A sua elucidação leva a por a descoberto a neurose infantil. A ideia base da neurose de transferência definida como impulsionadora de um processo psicoterapêutico é que o paciente repete na transferência os seus conflitos infantis. Todo o seu comportamento patológico pode se centrar na sua relação como analista. Ela permite que os sintomas e os comportamentos patológicos do paciente possam assumir uma nova versão funcional, promovendo-se na situação analítica.

No segundo, o autor amplia a definição de neurose de transferência. Assim, esta pode tambem ser compreendida como conceito psicopatológico que se impõe à neurose narcísica. Segundo o autor a libido encontra-se introvertida ou investiga no ego, o que significa que o paciente não a transfere para objetos e por tal, estes ficam pouco acessíveis a tratamento, cujo propulsor é a transferência

A capacidade de transferir a libido para os objetos, tornam estes indivíduos possuidores de uma neurose de transferência, em muito semelhante ao narcisismo, e presente nas psicoses, em especial.

Outra autora de grande importância para a psicoterapia analítica e que se preocupou com o conceito foi Melanie Klein (1882 – 1960). Tambem defendeu o termo neurose de transferência e fê-lo para descrever, na analise de crianças, que os sintomas aumentam e diminuem de acordo com a situação analítica, com o trabalho efetuado pelo analista, sendo então esta favorável e benéfica para o tratamento psicanalítico.

A neurose de transferência é um conceito com mais de 100 anos, e um conceito válido para quem se dedica ao estudo e tratamento em psicanalise.

Palavras – Chave : Neurose de Transferência, introdução ao narcisismo, Recordação, repetição e elaboração, Sigmund Freud, psicopatologia, Melanie Klein

 

Bibliografia

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

9560 Visualizações 1 Total
9560 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.