Conceito de Memória de Longo-Prazo
Qual a primeira recordação que se lembra? A memória a longo-prazo tem uma capacidade ampla e é uma espécie de reservatório das experiências e informações que se acumulam ao longo da vida.
Enquanto na memória a curto-prazo a informação é frágil, nesta memória a informação guardada pode perdurar no tempo e resistir fortemente ao esquecimento, sendo possível recordarmos com detalhe e precisão momentos importantes do passado distante. Assim, a memória a longo-prazo é ilimitada quanto à sua capacidade, bastando que exista a pista certa para recordar a informação, e ilimitada quanto à duração (a memória auto-biográfica é uma das competências resultantes desta memória).
A forma como a informação é codificada é muito importante; mais exata quando processada em termos de significado e profundidade, em vez de caraterísticas superficiais e sensoriais, quando está relacionada com experiências pessoais e com fatores emocionais (por exemplo: a memória é intensificada quando a informação apreendida é congruente com o estado de humor da pessoa naquela dado momento).
Comummente, a memória a longo-prazo é dividida em memória episódica (episódios que ocorrem na vida das pessoas), memória procedimental (conhecimentos sobre o modo de fazer alguma coisa) e memoria semântica (conhecimento organizado sobre o mundo).