Jacob Levy Moreno foi um psiquiatra americano que ficou conhecido pela criação do Psicodrama.
Jacob Levy Moreno, nasceu em 1889, em Bucareste. Pertencia a uma família judia sefardita. O pai comercializava objetos funerários. Passou o maior tempo da sua infância em viagem pelos Balcãs e pelo mar negro. Viveu em Viena, Áustria – por volta de 1896 – e em 1904 estabeleceu-se em Berlim. A gestão da empresa fora desastrosa nessa cidade e a família voltou a Viena. Aí Moreno estudou medicina e depois psiquiatria sobre a direção de Otto Potzl – interessado em filosofia e teatro.
Moreno, pelo gosto do seu professor, criou um teatro de improvisação em 1921. Neste teatro e durante 3 anos experimentou a interpretação espontânea e a improvisação. Este teatro foi a base para a criação do psicodrama.
Moreno abriu uma clinica psiquiátrica em Beacon, em Nova Iorque e em 1936, com dinheiro financiado, fundou o primeiro teatro de terapia psicodramática. Ficou conhecido pelo psicodrama que é de sua autoria e pela sociometria.
De grande criatividade, inventou um encontro com Sigmund Freud (1856 – 1939) no qual descreveu que enquanto o psicanalista Sigmund Freud, analisava sonhos e decompunha-os em mil pedaços, ele, Moreno, dava coragem aos pacientes para sonhar. No final da sua vida, em 1974, com 85 anos, Jacob Moreno encenou a sua própria morte segundo os princípios do psicodrama: deixou de comer, só falava alemão e recebeu os seus entes queridos e fieis seguidores de todo o mundo.
Obras que mais se destacam: Fundamentos da sociometria, 1934, Psicoterapias de grupo e psicodrama,1975
Palavras – Chave: Jacob Levy Moreno, Psicodrama, Sociometria, Teatro e Psicanalise.
Bibliografia:
Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)
Roudinesco, E. & Plon, M.(2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)