Conceito de Intelectualização
É um mecanismo de defesa psicológica e possibilita que um individuo afaste pensamentos, sentimentos e emoções através do pensamento abstrato. Defende o individuo da angústia referente ao efeito que determinados conteúdos, que se podem tornar conscientes, teriam sobre si ou sobre a sua vida. A utilização do pensamento abstrato, no limite, é comum a todos os seres humanos e é indicativo de saúde mental. É a utilização do pensamento abstrato que permite ao ser humano funcionar, trabalhar, raciocinar, conviver e viver.
É um mecanismo de defesa secundário e por essa razão está muito ligado a processos neuróticos, estando comummente associado à neurose obsessiva.
É utilizado de forma consciente e com conhecimento, contudo não acarreta o peso que a realização de desejos inconscientes terão no conflito que lhe subjaz classicamente: Id – Realidade, quando são utilizados de forma inconsciente. É um dos mecanismos defensivos do ego mais comum. Está intimamente associado a outros tais como: simbolização, sublimação, formação reativa, deslocamento.