Fritz Pearls

Fritz Pearls ou Frederick Salomon Perls, nasceu em Berlim, em 1893, num gueto judeu. Filho mais novo de um vendedor de vinho. Foi bom estudante contudo foi obrigado pelo pai a trabalhar com este por apresentar mau comportamento escolar.

Estudou medicina e depois de passar pelo exercito de primeira guerra mundial ( 1914 – 1918) terminou os estudos. Especializou-se em psiquiatria. Interessou-se por Psicanalise e em 1928, aos 35 anos, era psicanalista. Fez a sua análise com Eugen Harnik, psicanalista orotodoxo húngaro

Mesmo já trabalhando continuou a sua análise com Eugen Harnik, psicanalista ortodoxo húngaro. Em 23 de Agosto do ano seguinte Perls se casou com Laura (Lore), tendo ele 36 e ela 24 anos

Emigrou para a África do Sul, onde fundou com a sua esposa um instituto psicanalítico a partir das suas próprias ideias. E fê-lo pois não concordava com o excessivo intelectualismo que caracterizava a psicanalise.

Fritz Pearls foi um dos fundadores da terapia da Gestalt. Fritz Pearls defendia que o nosso sentido de realidade pessoal forma-se através do modo como vemos as nossas experiências, não se forma pelos próprios acontecimentos. Desta forma, o autor afirmava que tendemos a confundir o nosso ponto de vista sobre o mundo com a verdade objetiva e absoluta, em vez de reconhecer o papel da perceção na constituição da nossa perspetiva sem incluir as nossas próprias convicções, ideias, crenças, criando pois más perceções e distorções da realidade objetiva.

Para ele, a psicanalise reduzia o individuo às pulsões. A psicanalise era simplista e rígida, retirava importância à experiência individual. O individuo estava à mercê dos seus conflitos inconscientes. Na terapia da Gestalt o individuo vê-se obrigado a responsabilizar-se diretamente pelos seus atos e comportamentos. O objetivo é atingir a estabilidade emocional na independência ao meio ambiente ou seja, atingir a homeostasia.

A terapia surge como forma de equilibrar a mente humana mediante os pensamentos, sentimentos e perceções que conformam a experiência humana – a pessoa holisticamente concebida – ou seja atendendo ao todo que é mais do que as suas partes -.

Frederick Pearls ou Fritz Pearls participou também na segunda guerra mundial (1939 – 1945), onde trabalhou como médico psiquiatra durante 4 anos.

Em 1946 muda-se para os estados unidos – Nova Iorque – e 20 anos depois o casal separa-se e Fritz Pearls muda-se para a California, onde continua a revolucionar o panorama da psicoterapia. Trabalhou no Allanson William White Institute como professor. Em 1950, ficou conhecido pelo “Grupo dos Sete”: Fritz Perls, Laura Perls, Paul Goodman, Paul Weisz, Elliot Shapiro e Sylvester Eastman Isadore, por terem constituído a terapia da gestalt.

Faleceu em 1970, com um ataque cardíaco enquanto dava um Workshop, aos 86 anos.

Obras que mais se destacam:

Ego Hunger and Agression, 1946,

Gestalt therapy Verbatim, 1969,

The Gestalt Approach and Eye Witness to Therapy, 1973

Palavras – Chave: Fritz Peals, Gestalt – Terapia, Laura Pearls, Grupo dos Sete, Psicanalise,

Bibliografia:

Collin, C. et al (2014). O livro da Psicologia (rev.trad.Sousa,S.). Barcarena: Marcador Editora

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

973 Visualizações 1 Total
973 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.