Ernest Jones médico psiquiatra e psicanalista que nasceu em Inglaterra em 1879. Grande impulsionador da psicanalise, colega de Sigmund Freud, foi o fundador da psicanalise na Inglaterra. Vindo de Gowertown do Pais de Gales, Ernest Jones era filho de um engenheiro de minas. Estudou na Universidade de Cardiff e de temperamento pouco razoável foi despedido do seu primeiro emprego – Hospital North Eastern em poucos meses. Depois foi convidado por Carl Gustav Jung (1875 – 1961) para trabalhar na clinica Burghölzli já dirigida por Eugen Bleleur (1857 – 1939) Conheceu Sigmund Freud (1856 – 1939) em 1908 e ficou conhecido pela sua paixão e admiração a Anna Freud, filha de Freud. Sempre seguidor deste, Ernest Jones passou 5 meses em Budapeste para fazer uma analise com Sandor Ferenczi (1873 – 1933), psicanalista muito estimado pelo pai da psicanalise. Além do seu caracter irrazoável também ficou conhecido pela inveja do pupilo favorito de Sigmund Freud, o seu analista. A pedido de Ernest, a sua companheira que sofria bastante dos rins e tinha efetuado varias operações, e por essa razão tinha ficado dependente de morfina, Sigmund Freud iniciou uma análise com essa. Por essa altura também inicia uma longa correspondência com Sigmund Freud, um total de 671 cartas que foram posteriormente analisadas e publicadas.
Ernest Jones voltou a Inglaterra passados 5 anos, mais precisamente a londres. Bastante ativo, Ernest Jones desde cedo tinha mostrado a sua energia, tendo ajudado emigrantes alemães, austríacos e húngaros a se instalarem em Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi o criador do comité secreto criado por Sigmund Freud e presidente da International Psychoanalytical Association (IPA). Por altura do aniversário dos 18 anos, Anna Freud (1895-1982) visitou Londres e foi acolhida por Ernest Jones que lhe fez a corte, para desagrado de Sigmund Freud, que tinha conhecimento do seu comportamento através da sua paciente – Loe Kan, de quem se separou.
Só conseguiu constituir família aos 40 anos casando-se com Katherine Jolk, uma vienense com a qual teve 4 filhos: Mervyn, Nesta, Lewis e Gwenith. A sua esposa, Mervyn e Gwenith – que faleceu aos 8 anos de idade com pneumonia – foram analisados por Melanie Klein (1882-1960), facto que desagradou o seu colega e amigo Sigmund Freud. Contudo, Melanie Klein também era amiga de Ernest Jones, a quem ajudou a instalar-se em Londres.
Em 1919 fundou a British Psychoanalytical Society. Aposentou-se em 1949 e dedicou-se à publicação da vida e obra de Sigmund Freud. Ultimo projeto da sua vida. Faleceu em 1958.
Obras que mais de destacam: Vida e Obra de Sigmund Freud, 3 Volumes, 1953-1955
Bibliografia:
Roudinesco, E. & Plon, M.(2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)