Conceito de Dissonância Cognitiva
No dia-a-dia somos sistematicamente confrontados com situações de escolha, que têm ou não consequências e são, muitas vezes, geradoras de conflito.
Para perceber a teoria da dissonância cognitiva convém decompor o que é uma atitude e comportamento; o que é cognição e dissociação.
Segundo a teoria da dissonância cognitiva de Festinger (1957), a pessoa sente conflito antes da escolha e dissonância depois da escolha, quando pelo menos dois elementos cognitivos (conhecimentos, opiniões ou crenças) não são coerentes. Ou seja, quando uma pessoa tem uma opinião ou um comportamento que não é consistente com o que pensa de si, das suas opiniões ou comportamentos vai sentir dissonância.
Festinger refere, ainda, a existência uma relação positiva entre o número de cognições inconsistentes e o conflito antes da escolha e a dissonância depois. A teoria da dissonância cognitiva visa uma relação positiva entre o tamanho de troca e o conflito. Assim, a atitude (intenção) constitui-se como uma forma organizada e coerente de pensar e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos e a acontecimentos ocorridos no meio circundante; é uma predisposição a reagir a um estímulo de forma positiva ou negativa. Por sua vez, o comportamento (ação), tem a ver com a mudança, o movimento ou reação de uma entidade ou sistema em relação ao ambiente ou situações, gerindo as suas ações.
Sendo a cognição constituída por pensamentos, atitudes e crenças conscientes, a dissonância ocorre quando existem, simultaneamente, cognições que não se ajustam.
Festinger refere-se à dissonância como uma tensão entre o que uma pessoa pensa ou acredita e aquilo que faz, e quanto maior a consciência que a pessoa tem da sua dissonância maior o mal-estar psicológico e fisiológico.
A dissonância cognitiva teoriza sobre a motivação humana, onde subsiste a ideia de que a manutenção de crenças contraditórias é psicologicamente desconfortável; assim, prevê-se que, por ser desconfortável, a pessoa é motivada a substituir a sua cognição, atitude ou comportamento.