Conceito de Condicionamento Operante
Os termos condicionamento operante e condicionamento instrumental foram utilizados para descrever o procedimento no qual o comportamento é fortalecido através do reforço. Os termos refletem o grau de controlo que o sujeito tem sob os estímulos do ambiente. A forma como o reforço é distribuído é contingente ao comportamento do sujeito, ou seja, não existe nenhum reforço enquanto o sujeito não desempenhar a resposta requerida.
O termo condicionamento operante reflete o facto de o sujeito obter reforço por operar no ambiente. O termo condicionamento instrumental reporta-se ao facto de o comportamento do sujeito ser instrumental na obtenção do reforço.
Existem três componentes basilares na contingência (regra que diz que alguns eventos, B, vão ocorrer se e só se, outro evento, A, acontecer) do condicionamento operante: 1) o contexto ou situação na qual a resposta ocorre (os estímulos que precedem a resposta); 2) a resposta em si mesma, e 3) o estímulo que segue a resposta (o reforço). A contingência no condicionamento operante ocorre da seguinte forma: Na presença de um estímulo específico, normalmente chamado estímulo discriminativo, o reforço ocorre se e só se a resposta operante ocorrer. Devido aos três componentes – estímulo discriminativo, resposta e reforço – Skinner cunhou esta relação de contingência de três termos.
Alguns dos termos centrais no condicionamento operante são o de aquisição, extinção, recuperação espontânea, generalização e reforço condicionado.