Conceito de Autoconceito
O autoconceito diz respeito à totalidade as crenças cognitivas que as pessoas têm sobre si mesmas; é tudo o que é conhecido sobre o self, que inclui aspetos como o nome, raça, gostos, desgostos, valores, e descrições de aparência, como a altura e o peso. O autoconceito representa a perceção que o indivíduo tem de si, de tudo o que dele faz parte, desde as suas capacidades físicas, intelectuais, laborais, ao seu próprio corpo e às relações que mantém com outros indivíduos. Dito de outra forma é a perceção que o indivíduo tem de si próprio, a forma como se vê e a partir daí se valoriza e relaciona.
O autoconceito pode ser percebido como um constructo psicológico que permite ter a noção da identidade da pessoa e da sua coerência e consistência. É um constructo teórico que: a) nos esclarece sobre a forma como um indivíduo interage com os outros e lida com áreas respeitantes às suas necessidades e motivações; b) nos leva a perceber aspetos do autocontrolo, porque certas emoções surgem em determinados contextos ou porque é que uma pessoa inibe ou desenvolve determinado comportamento e; c) nos permite compreender a continuidade e a coerência do comportamento humano ao longo do tempo.
Visto de outra perspetiva, o autoconceito é pensado como sendo composto por imagens acerca do que nós próprios pensamos que somos, o que pensamos que conseguimos realizar, o que pensamos que os outros pensam de nós e também como gostaríamos de ser.
Relacionados com este construto estão o conceitos como o EU, autoidentidade, autoimagem, auto-perceção e autoconsciência.