Alfred Adler Psicólogo Húngaro. Nasceu em 1870, filho de pais húngaros, expressou desde cedo que queria ser médico. Aos 5 anos curou-se de uma pneumonia que o quase levou à morte e esse acontecimento terá influenciado a sua escolha profissional. Estudou em Viena – Áustria – Medicina. Especializou-se em Oftalmologia antes de se decidir pela psicologia.
Em1897 casou com a ativista intelectual russa Raissa Epstein e teve 4 filhos.
Em 1902 trabalhou com Sigmund Freud mas afastou-se deste pelo facto deste valorizar a questão sexual. Chegou a fazer parte da Associação Psicanalítica de Viena e também o primeiro a abandona-la em 1911, defendendo que os fatores sociais influenciavam tanto o individuo como o seu inconsciente.
Criou a sua própria escola de psicoterapia na qual desenvolveu o seu próprio pensamento. Faleceu em 1937, 5 anos depois de ter emigrado para os estados unidos. Faleceu de ataque cardíaco numa conferência na Universidade de Aberdeen, na Escócia.
Principais Obras:
Sobre o carácter Neurótico, 1912,
The Pratice and Theory of Individual Psychology, 1927,
Understanding Human Nature, 1927
Palavras – Chave: Alfred Adler, Associação de Psicanalise de Viena, Universidade de Aberdeen, Psicologia do desenvolvimento
Bibliografia:
Atkinson, S. & O’Hara,S. (2014). O Livro de Psicologia. Barcarena:Marcador Editores
Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates
Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)
Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)