Vox-Pop

Apresentação do conceito de Vox-Pop, um género jornalístico usado geralmente pelos canais de televisão

A expressão Vox-Pop significa «Vox Populi», ou seja «voz do povo» e é uma expressão utilizada pelos órgãos de comunicação social para se referir a entrevistas junto do público.

O termo Vox-Pop teve origem na expressão «Vox Populi», que significa «voz do povo», ou seja, no âmbito da comunicação social é uma expressão que é geralmente usada pelos jornalistas, repórteres e agentes de comunicação para se referir ao género jornalístico que consiste em transmissões jornalísticas para entrevistas de pessoas do público.

O vox-pop, a ser realizado para um canal de televisão, envolve um repórter ou jornalista e um repórter de imagem que grave os entrevistados. Nessa situação, o repórter ou o jornalista tem como objetivo entrevistar pessoas da sociedade questionando-as sobre um determinado assunto. Neste caso, o vox-pop é geralmente feito na rua, onde as pessoas são abordadas sobre o tema que o jornalista pretende explorar. São elaboradas algumas questões, geralmente até são questões de resposta rápida e sobre temas da atualidade. Assuntos polémicos, de interesse público como por exemplo novas leis que tenham entrado em vigor, aumento do preço de algum bem alimentar ou produto, questionar sobre a opinião que tem sobre uma dada personalidade ou sobre uma empresa ou instituição, sobre um clube desportivo, sobre as alterações climáticas, sobre o Governo e a presidência do país etc.

Os vox-pop são úteis para os vários órgãos de comunicação – sejam eles livros, jornais, revistas, folhetos, canais de televisão, estações de rádio (sejam elas de transmissão através de frequência e/ou apenas rádios de caracter e transmissão online) e através dos meios de comunicação que estão na internet tais como blogues, sites, revistas online, jornais digitais, canais de televisão com presença online, rádios ou sites informativos – recolherem informações sobre as ideias, posições, opiniões ou conclusões que uma determinada parte da sociedade tem sobre o assunto que é visado no vox-pop. Através das perguntas que são feitas nas entrevistas ao público, o jornalista (e consequentemente o órgão de comunicação para o qual trabalha e o representa) conseguem extrapolar conclusões sobre o que pensam as pessoas sobre os mais variados assuntos. O vox-pop é um género jornalístico mas também pode conter questões (e conteúdos) meramente relativas ao entretenimento. Vejamos, muitas das vezes os canais de televisão que transmitem programas do género reallity show fazem vox-pop na rua em que questionam as pessoas sobre a opinião que têm sobre determinado concorrente ou sobre determinada situação que aconteceu no programa, ou sobre quem acreditam que vai sair vencedor desse mesmo programa que o canal transmite. Nesse caso o vox-pop não é uma matéria jornalística mas sim meramente de cariz de entretenimento pois não contém informação jornalística mas sim informação sobre um programa de entretenimento. Da mesma forma que existem vox-pop de entretenimento também existem vox-pop jornalísticos em que são feitas entrevistas ao público e em que são elaboradas questões, geralmente mais formais, sobre um tema de interesse público, atual e que envolva algum tipo de polémica como por exemplo se a pessoa é ou não a favor da legalização do uso da canábis para fins medicinais. Nesse caso o vox-pop contém uma matéria jornalística em que o canal pretende explorar e recolher as opiniões do público.

Como podemos ver, em ambos os casos, o vox-pop funciona como uma espécie de sondagem embora em moldes diferentes mas que em suma, depois de realizadas as entrevistas e elaborado o produto final – seja em áudio apenas ou em vídeo, para ser transmitido em televisão ou na rádio – os vox-pop conseguem dar ao órgão de comunicação social uma perceção geral da opinião do público sobre o assunto que está na base da entrevista. Um dos formatos mais comuns onde geralmente são inseridos os vox-pop são nos programas de debate da televisão ou da rádio em que além do moderador e dos convidados, que abordam um determinado assunto geralmente em estúdio físico, se suportam também neste género jornalístico como complemento do seu trabalho de investigação.

643 Visualizações 1 Total
643 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.