Teaser

Apresentação do conceito de Teaser, usado nas áreas do Marketing e do Jornalismo

O significado do termo inglês Teaser é «aquele que provoca», «provocante». É uma técnica usada em marketing, comunicação e jornalismo para chamar a atenção do público e prendê-lo a um determinado assunto que vai ser desenvolvido de seguida.

O termo Teaser é um termo estrangeiro, de origem inglesa e que é muito usado pela área do marketing, da comunicação e do jornalismo e comunicação social. O termo inglês significa «aquele que provoca» e «provocador» e é uma técnica usada para isso mesmo, provocar o espetador, provocar o leitor ou provocar o ouvinte e captar, no fundo, a curiosidade e o interesse do recetor da mensagem, seja ela em que termos e formatos for apresentada. O tease serve para chamar a atenção do recetor e despertar o interesse desse determinado público-alvo à mensagem que a empresa, entidade singular ou entidade pública ou privada quer transmitir independentemente de ser uma mensagem publicitária ou jornalística. A técnica do teaser é usada nas duas áreas embora com linguagens e formatos ou abordagens diferentes. Geralmente o tease é feito por intermédio do uso de informações enigmáticas ou que despertem a atenção do recetor (ouvinte, leitor, espetador) para querer ouvir, ler ou ver a notícia, reportagem, peça jornalística ou produto que está a ser publicitado no momento do tease.

O que acontece com as marcas seja de que produto for, que pretendem divulgar não só a marca enquanto nome mas também um produto ou uma pessoa singular é que se servem dos teases para publicitarem essa mesma marca, produto ou pessoa da seguinte forma: são elaboradas por exemplo filmagens sobre o produto e na edição dessas imagens, o produtor faz com que haja mistério para quem as vê, é uma espécie de “levantar o véu” sobre o produto. Não o apresenta na totalidade, mostram-se partes ou dão-se indicações sobre características que suscitem o interesse do público-alvo do produto para que esse mesmo público tenha vontade e curiosidade de experimentar para comprovar, por exemplo, a sua eficácia. O tease, neste caso, iria ser transmitido nos meios de comunicação como por exemplo em canais de televisão nas alturas de intervalos entre programas mas também podia ser difundido na internet, no próprio site da empresa que produz o produto ou a marca ou até mesmo em estações de rádio embora noutros moldes: sem imagem, apenas áudio. Além deste formato, os teasers podem ser feitos em jornais, em revistas, através das redes sociais, através de plataformas digitais na internet, na televisão e na rádio mas também em «outdoors», placares de tamanho considerável que aparecem colocados estrategicamente em zonas onde circula muita gente seja de carro seja a pé e que contêm informações relativas a produtos ou mesmo à divulgação de um programa de informação ou a um programa que vai estrear na rádio ou na televisão em breve.

Outro exemplo de tease é a parte inicial de um noticiário televisivo, em que é feito um ‘apanhado’ das notícias principais que vão ser desenvolvidas ao longo do programa e se faz uma compilação logo ao início do programa apelando ao espectador que “fique para ver a seguir”. O mesmo acontece em vários programas televisivos e também radiofónicos, nestes últimos sendo o tease por exemplo a apresentação ou indicação que na hora seguinte irá passar a música x e, por isso, o ouvinte, se gostar da música irá querer ouvir e ficará ligado à rádio, ou seja, o tease prende o ouvinte, leitor ou espectador. É uma informação curta e simples e gera no público indignações como «o que será?», «Que produto é esse?» ou «Como acabará esta história?», «O que aconteceu nesta situação que estão a noticiar?» etc. Outra das formas de fazer tease é nas plataformas digitais como blogues, redes sociais e mesmo jornais online em que é apresentado um excerto de texto referente a um anúncio, publicidade ou notícia e depois, à frente, aparece um botão para “ver mais”. Isso é um tease.

Outro exemplo de teaser é quando um artista de música coloca um trecho da nova música que vai lançar ou quando é apresentado um trailer de um filme que vai estrear em breve. Geralmente um tease nunca ultrapassa os 30 segundos de duração (no caso dos audiovisuais).

629 Visualizações 1 Total
629 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.