A Reportagem Radiofónica é um género jornalístico utilizado no meio de comunicação rádio e que é a forma mais complexa de organizar a informação nessa via de comunicação podendo ser sobre qualquer temática.
A Reportagem Radiofónica é um género jornalístico muito comum no meio e comunicação rádio e que é considerada a forma mais complexa de organizar e apresentar a informação ao ouvinte sendo que é também dos géneros jornalísticos radiofónicos que leva mais tempo e precisa de mais recursos de âmbito técnico. Além da reportagem radiofónica, em rádio podem ser apresentadas também notícias e entrevistas, por exemplo. Para a elaboração de uma reportagem de rádio também é necessário fazer-se entrevistas. Apesar de ser a forma mais completa e também a mais rigorosa de apresentar a informação sobre um dado tema aos ouvintes, é também o género jornalístico menos utilizado nos dias de hoje pois envolve uma grande envolvência de tempo, de pesquisa, de investigação sobre os temas que compõem a reportagem, sobre a questão do contacto com as várias fontes, a confirmação das informações, a recolha dos testemunhos, a recolha de outros sons importantes que complementem a reportagem de rádio, entre outras coisas. Além disso a reportagem radiofónica requer também uma edição mais cuidada e mais demorada em que se devem destacar os relatos mais importantes das diferentes fontes, em que o jornalista deve narrar os factos de forma a deixá-los claros ao ouvinte e a simplificar as informações situando o ouvinte no tempo e no espaço e essa edição requer meios técnicos e algum tempo de trabalho, no caso, mais tempo que para editar uma entrevista, por exemplo. Estes fatores contam para que a reportagem radiofónica tenha entrado um pouco em desuso nos dias de hoje visto que, por ser um trabalho que também tem uma duração de tempo superior ao de uma notícia ou peça jornalística ‘normal’ ocupa também mais tempo e espaço em antena e hoje em dia as rádios pretendem ter cada vez menos palavra e cada vez mais música ou espaços de entretenimento para os ouvintes.
Desta forma as reportagens radiofónicas são deixadas mais para rádios de carácter informativo exclusivo ou preferencial como por exemplo a Rádio TSF ou a Rádio Renascença ou são incorporadas em rúbricas ou espaços que os programas de rádio criam para o efeito como por exemplo o espaço «Reportagem TSF» em que a rádio apresenta uma vez por semana, de forma quinzenal, uma reportagem sobre um dado tema e onde se compromete a apresentar uma visão profunda, consciente e estruturada dos acontecimentos que marcaram aquele tempo. Desta forma apresentam ao ouvinte o produto do trabalho elaborado por um ou mais repórteres de rádio que elaboraram a reportagem. Outro exemplo é o programa «Grande Reportagem» da rádio Antena 1 que se molda pelos mesmos princípios que o programa da TSF e que também está disponível em forma de podcast no site da rádio.
Estrutura a ter em conta na elaboração de uma reportagem de rádio
A reportagem radiofónica, à semelhança de outros tipos de reportagem (seja impressa, seja televisiva, seja online) deve ter um título identificativo do tema que a reportagem apresenta. Da mesma forma poderá ter um subtítulo ou apresentação inicial, uma espécie de resumo, em que poderá ser apresentada a abordagem que se deu ao tema. O desenvolvimento da reportagem radiofónica é semelhante ao de uma reportagem televisiva ou impressa, apenas é comunicado de forma diferente: de forma falada. Como tal o jornalista deve ter em conta que o ouvinte não tem um suporte de imagem como acontece por exemplo na televisão e como tal deve haver preocupação de narrar os factos de forma percetível e de forma a que o ouvinte se consiga integrar no ambiente apenas pela descrição mas também com sons e áudios extra, recolhidos previamente pela equipa de jornalistas/repórteres e que vão depois enriquecer a reportagem e formar o produto final que irá ser ouvido pelo público. Por exemplo sons relacionados com a natureza, se o tema se passar no campo, sons relacionados com o mar ou com as gaivotas, se o tema for relacionado com praia, sons de aviões se a temática for algo relacionado com a indústria da aviação e etc. A edição da reportagem deve incluir os relatos das fontes de informação ouvidas durante as entrevistas e pode ser complementada – quando disponível numa plataforma online – com imagens ou mais áudios extra reportagem.