A reportagem é um género jornalístico que passa pela observação direta das ocorrências, podendo ser escrito ou falado e dando a possibilidade ao jornalista de expressar a sua opinião, algo que não pode suceder no caso da notícia.
O objetivo da reportagem passa por informar os leitores ou ouvintes sobre um assunto/acontecimento relevante de modo a contribuir para a formação de opiniões/posições relativamente ao assunto em discussão.
Desta forma, a linguagem usada neste género jornalístico tem de ser acessível a todos os públicos, clara, objetiva, direta e guiada de forma a que predomine a função informativa.
Para além de se basear no testemunho direto de pessoas ou de fontes secundárias (relatórios, documentos, recenseamentos, etc.) a reportagem pode, também, servir-se de material enviado por órgãos especializados em transformar os factos em notícias, como é o caso, por exemplo, de agências de notícias.
Para a produção de uma boa reportagem, é importante que o repórter ouça todas as versões de modo a que a verdade prevaleça sempre.
Por fim, é importante informar sobre as diferenças entre notícia e reportagem.
- A notícia apresenta os factos de forma mais concisa e objetiva;
- A reportagem é mais subjetiva e desenvolvida: são necessárias investigações, tece-se comentários, levantam-se questões, discute-se e argumenta-se;
- A notícia encontra-se estruturada em título, lead e desenvolvimento (corpo da notícia) enquanto a reportagem é estruturada por título, introdução, desenvolvimento (corpo da reportagem), conclusão e, eventualmente, caixa.