O radiojornalismo consiste no exercer da prática profissional jornalística através de rádio.
Podendo durar entre segundos a horas, os programas de rádio informativos podem passar por ser noticiosos, sínteses noticiosas, documentários, debates/mesa-redonda, serviços/utilidade pública/assistenciais.
As estações de rádio podem inserir este tipo de programação como parte de uma programação transmitida diariamente, podendo mesmo existir horários fixos para a difusão da mesma.
Se assim se justificar, é possível que outros programas sejam interrompidos por “news flashes”, notícias importantes, urgentes ou de última hora.
Assim como para cada tipo de jornalismo, o radiojornalismo dispõe de uma elaboração de texto própria, sendo que o texto para rádio tem de ser mais curto, objetivo e descritivo (para compensar a falta de imagens) que o texto jornalístico de televisão ou impresso.
Quem apresenta este tipo de jornalismo é designado de locutor, o locutor narra, comenta, anuncia notícias que serão transmitidas e cabe ao mesmo chamar repórteres que de forma comum entram no ar ao vivo.
O radiojornalismo pode também ser lecionado nos cursos superiores dedicados ao jornalismo ou às ciências da comunicação.