Oprah Winfrey é uma apresentadora de televisão, atriz e empresária estadunidense. Ela apresentou o talk show The Oprah Winfrey Show, o programa desse estilo com maior audiência da história da TV norte-americana. Ela já venceu inúmeros prêmios Emmy por seu trabalho como apresentadora.
De acordo com a Forbes Magazine, Oprah é a mulher mais rica no ramo do entretenimento em todo o mundo no século XX. Foi a primeira mulher negra a entrar na lista das pessoas bilionárias, no ano de 2003. No ano de 2010, tornou-se a única mulher a ficar no topo da lista por quatro anos. Oprah é conhecida também por seu trabalho filantrópico. Ela é editora da revista The Oprah Magazine, crítica de livros e foi indicada a um Oscar pelo filme “A cor púrpura”.
Oprah Winfrey nasceu no Mississipi, nos Estados Unidos, em 29 de janeiro de 1954. Na época em que nasceu, os pais dela, Vernita Gail Lee e Vernon Winfrey, eram um casal de adolescentes separados. A gravidez, portanto, era inesperada, o que levou a brigas entre os dois. O pai de Oprah servia nas Forças Armadas e não queria ter uma filha naquele momento. Apesar de a ter registado como filha, não foi muito presente em sua infância.
Infância e adolescência difíceis
Os seis primeiros anos de vida de Oprah Winfrey foram longe da mãe também. Vernita viajou para o norte dos Estados Unidos para trabalhar e deixou a filha aos cuidados da avó materna. A avó ensinou-a a ler antes dos três anos, e a principal fonte de estudos de Oprah era a Bíblia. Se ela recitasse as palavras bíblicas erradas ou se comportasse mal de alguma forma, era espancada pela avó.
Aos seis anos, a mãe buscou-a na casa da avó. Apesar de a convivência com a mãe ser menos sofrida do que era com a avó, os próximos anos de Oprah foram ainda piores. Aos nove anos de idade, ela começou a ser molestada e estuprada com frequência por um tio e por primos adolescentes. Ao sofrer ameaças dos agressores, ela nada relatou à mãe, com medo.
A infância difícil de Oprah não abalou seu desejo de ter uma vida melhor por meio dos estudos. Aos treze anos obteve uma bolsa de estudos na Nicolet High Shcool, uma das melhores escolas públicas da cidade de Milwaukee. Após terminar o Ensino Primário, Oprah fugiu de casa, exausta e desesperada devido aos abusos constantes que sofria.
Os próximos anos da vida de Oprah Winfrey foram igualmente difíceis. Ela foi morar na casa de uma amiga, em uma cidade longe da casa da mãe. Após um ano nessa casa, ela teve seu primeiro namorado e engravidou dele, aos 14 anos. O menino não assumiu a paternidade e a abandonou. Nesse período ela relatou aos pais o que aconteceu e acontecia com ela, mas decidiu continuar onde estava. Após uma gravidez difícil, o filho de Oprah nasceu, mas poucos meses depois veio a falecer.
Oprah Winfrey: um fenômeno da comunicação
Após voltar a morar com a mãe, em Nashville, Oprah terminou os estudos secundários. Ao terminar a escola, ganhou uma bolsa de estudos em Comunicação Televisiva, na Universidade do Tennessee, após um concurso de locução. Ela trabalhou em diversos veículos locais de comunicação, tanto em rádio quanto na TV. Em 1976 mudou-se para Baltimore, onde teve grande sucesso como apresentadora de programas de TV.
Em 1983, Oprah Winfrey passa a viver em Chicago, e em 1984 estreia na televisão no talk show AM Chicago, que, em 1986, passou a ser transmitido em todo o país, então com o nome de Oprah Winfrey Show. O programa entrevistou diversas personalidades, inclusive o Rei do Pop, Michael Jackson, que foi o segundo maior evento assistido da TV mundial. Em 2011, o programa de Oprah chegou ao fim, por decisão da própria apresentadora.
Oprah Winfrey é considerada uma das mulheres mais bem-sucedidas do mundo. Ela possui atualmente um canal próprio de TV, The Oprah Winfrey Network. É autora de cinco livros e dona de duas revistas. Atuou em diversos filmes de cinema, e concorreu a um Oscar, pelo filme “A cor púrpura”, de Steven Spielberg, em 1985. Ela possui um patrimônio financeiro estipulado em mais de três bilhões de dólares, que advém principalmente da sua atuação como apresentadora de TV no Oprah Winfrey Show.
References:
http://www.oprah.com/index.html