Microfone é um transdutor que converte o som em sinais elétricos. É um instrumento usado na área da comunicação por exemplo por jornalistas e repórteres quer em estúdio quer em exterior.
O microfone é um transdutor – é um dispositivo que é capaz de converter um tipo de energia de entrada em outro de saída – no caso, o microfone converte o som em sinais elétricos. Os microfones geralmente são utilizados em muitas aplicações como por exemplo em telefones, telemóveis, gravadores de voz, aparelhos auditivos como auscultadores ou auriculares, em espetáculos de música, de televisão, na rádio e em outras transmissões. Existem várias tipologias, formatos e funções para cada tipo de microfone e existem também microfones para serem usados em estúdio (seja de rádio, de televisão ou por exemplo gravação musical) seja nos exteriores por exemplo em reportagens, captação de sons, entrevistas ou algum tipo de eventos musicais.
O surgimento do microfone foi um acontecimento crucial para o desenvolvimento inicial do sistema de telefone. A invenção do microfone é atribuída a Emile Berliner, um inventor de origem alemã mas que é naturalizado em Washington D. C. nos Estados Unidos da América em quatro de março de 1877, no entanto o primeiro microfone utilizável foi inventado por Alexander Graham Bell, um cientista e inventor nascido em Edimburgo, na Escócia, Reino Unido e de nacionalidade britânica e estadunidense. Foi o fundador da companhia telefónica Bell, empresa na qual se aperfeiçoou o modelo do microfone. O microfone converte vibrações na gama audível para um sinal elétrico e na maior parte das vezes as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas através de um diafragma fino e flexível e logo depois convertidas num sinal elétrico através de uma bobina móvel ou através de um condensador (por carga e por descarga). Nesse caso, nos microfones de condensador, precisam que haja uma tensão de alimentação de forma contínua, ou seja, de polarização, também denominada por phatom power.
A nível de transdução da acústica há duas tipologias de microfones: os microfones de pressão e os microfones de gradiente de pressão (com propriedades direcionais e geralmente com mais qualidade). Os microfones gradientes de pressão têm um efeito de proximidade que resulta num aumento acentuado da amplitude das frequências graves na proximidade com a fonte sonora.
Os microfones podem ser classificados quanto à direção por:
- Microfones Omnidirecionais: são aqueles microfones que captam o som da fonte seja qual for a direção em que este chegue à sua cápsula (são os mais funcionais).
- Microfones Bidirecionais: são aqueles microfones que captam o som igualmente no eixo abrangido pela cápsula (até 180 graus) mas que rejeitam o som que chega a noventa graus e a 270 graus.
- Microfones Cardioides: são aqueles microfones que captam com maior eficácia os sons emitidos quando a fonte está à sua frente. À medida que a fonte sonora se desloca (consequentemente muda de direção) do eixo central do microfone a sua captação começa a reduzir. Assim sendo, os sons vindos de trás não são captados ou são captados com muito fraca intensidade dada a amplitude direcional da captação do microfone.
- Microfones Super e Hiper Cardioides: são aqueles microfones que captam além dos sons emitidos à sua frente, ou seja, parte dos sons emitidos na parte de trás da fonte sonora. Este tipo de microfone é bastante útil para aumentar o ganho do som sem que haja microfonia (realimentação de áudio que acontece quando o microfone capta o som do dispositivo que emite o som do próprio microfone. Esta realimentação provoca um ruído de alta frequência e um som agudo.
Geralmente os microfones têm as seguintes especificações: impedância, sensibilidade, ruído de fundo e nível máximo de pressão sonora. A nível da impedância, representa a sua resistência interna. A sensibilidade é a relação entre o nível elétrico de saída do microfone e a pressão sonora que alcança. A sensibilidade mede a tensão que o microfone consegue produzir e caracteriza-o quanto à sua eficiência. O ruído de fundo é provocado pela resistência da bobina ou fita ou do condensador e resulta do ruido térmico das resistências e do ruído eletrónico do amplificador. O nível máximo de pressão sonora é o que o microfone admite em relação a uma distorção harmónica total de 0.5% a 1000Hz.
Estas especificações e características dos microfones são o ponto de referência para se escolher a tipologia de microfone a usar para cada finalidade e ambiente.