Jornalismo Político

O jornalismo político é uma das especializações e editorias disponíveis na profissão jornalística. Através dela, o público recebe informações importantes sobre a sociedade.

O termo jornalismo político refere-se uma das especializações da profissão jornalística. O jornalismo político é voltado às atividades relacionadas com a política, sejam em níveis locais, regionais ou nacionais.

Também são de responsabilidade do jornalismo político a cobertura de eventos no parlamento, relativos aos partidos e a todas as esferas de poder formal na sociedade. O jornalismo político está presente na editoria de política de diversos média, mas também pode ser encontrado na editoria nacional e internacional.

jornalismo político

Temas do jornalismo político

O jornalismo político cobre uma série de temas, como as eleições, revoluções, golpes de Estado, votações parlamentares, implementação de decretos e ementas, negociações entre partidos e blocos de poder, etc. Cabe aos jornalistas inseridos nesta atividade estar sempre a par dos eventos das instituições que geram produtos e factos.

As principais instituições que garantem informação para um jornalista político são aquelas de caráter governamental, ministerial, bem como secretarias, partidos, órgãos oficiais e institutos de pesquisa de opinião.

Fontes recorridas

As fontes mais recorridas pelos jornalistas dessa editoria são, de facto, os políticos. Os protagonistas e as autoridades nomeadamente costumam ser presidentes, governadores, prefeitos, ministros, secretários, senadores, deputados e vereadores. Entretanto, é comum buscar ouvir também especialistas, como analistas políticos, cientistas políticos, politólogos e sociólogos.

Do outro lado na notícia estão sempre os eleitores, contribuintes e correligionários. Geralmente estes são procurados em épocas eleitorais ou quando há casos de corrupção.

Compromisso com a objetividade

O jornalismo político tem ainda mais compromisso com a objetividade que as outras editorias. Isso porque é responsável por dar a conhecer ao público aquilo que os políticos fazem e deixam de fazer. Portanto, é de extremo interesse social e serve de porta de entrada para discussões de opinião pública.

Cabe também ao jornalista estar sempre ciente que deve apenas informar o leitor e nunca doutrina-lo. É também de extrema importância que os jornalistas dessa área adquiram conhecimento sobre os jargões utilizados na política, a fim de saber transmitir a informação com facilidade para o público.

O impacto das notícias políticas pode derrubar presidentes e erguer ditaduras, por essa razão os jornalistas políticos precisam ter formação e experiência. Atualmente, o jornalismo político é muito praticado pelo jornalismo online.

 

621 Visualizações 1 Total

References:

Cook, Timothy E.. (2011). O jornalismo político. Revista Brasileira de Ciência Política, (6), 203-247.

Martins, Franklin. (2005). Jornalismo Político. São Paulo, Contexto.

621 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.