Emídio Rangel

Biografia do jornalista Emídio Rangel que se destacou no mundo da rádio e da televisão em Portugal

Biografia de Emídio Rangel um jornalista português que se destacou por ter sido um dos fundadores da rádio TSF e diretor geral da SIC e da RTP que veio a faleceu em agosto de 2014

emidio rangel

 

Nome completo: Emídio Arnaldo de Freitas Rangel

Data de nascimento: Nasceu no dia 21 de setembro de 1947

Data de falecimento: 13 de agosto de 2014

Local de nascimento: Sá da Bandeira, atual Lubango, Angola

Local de falecimento: Lisboa, Portugal

Nacionalidade: Portuguesa

Ocupação: foi um locutor e jornalista português

 

Emídio Arnaldo de Freitas Rangel, Emídio Rangel, como era mais conhecido foi um jornalista português que nasceu no dia 21 de setembro de 1947 em Sá da Bandeira, atual Lubango, em Angola e faleceu em 13 de agosto de 2014, aos 66 anos, no Hospital Egas Moniz em Lisboa, Portugal. Emídio Rangel era o mais velho de quatro irmãos, o pai era de origem madeirense e era operador de máquinas e a mãe, de origem bóer, era doméstica. Emídio teve duas filhas.

Aos 18 anos começou a sua carreira profissional em Angola, decorria o ano de 1965. Começou como locutor de um programa juvenil na Rádio Club da Huíla para onde foi convidado por causa do seu desempenho na edição do jornal escolar “O Padrão”, no liceu Diogo Cão, em Sá da Bandeira, local onde nasceu. Emídio Rangel não teve antecedentes familiares na área da comunicação no entanto, depois de se estrear na rádio, em Angola, tomou-lhe o gosto e passou da Rádio Club da Huíla para a Rádio Comercial de Angola onde, em 1967, começou a apresentar e dirigir o programa “Nocturno”. Chegou também a dirigir a Rádio Comercial de Angola.

Fez tropa e preparação no comando do exército e por obter uma classificação alta na instrução militar conseguiu ficar colocado numa zona tranquila, Vila Pereira de Eça. Mudou-se para Lisboa em 1975 após a revolução de 25 de abril de 1974, já casado e com uma filha. Fez a continuação dos estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde se licenciou em História. Frequentou ainda a licenciatura em Direito e o mestrado em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa mas não o chegou a terminar.  Um ano depois de chegar a Portugal, em 1976, começou a trabalhar na Radiodifuão Portuguesa, emissora da Antena 1 onde trabalhou durante 12 anos. Nessa estação de rádio foi subchefe da redação entre 1985 e 1988, ano em que deixou a Antena 1.

Ainda em 1988, Emídio Rangel arranca com o projeto da TSF – Rádio Jornal, rádio da qual foi fundador. Além de fundador assumiu a liderança da estação de rádio que se tornou, até aos dias de hoje, uma referência na informação noticiosa em Portugal. Em 1992 assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da TSF e de diretor da revista “Grande Reportagem” e da Rádio Energia. Já em 1992 tornou-se diretor de informação da SIC, a primeira estação de televisão privada em Portugal. O convite foi feito por Francisco Pinto Balsemão. Emídio Rangel foi também diretor de programas e acompanhou o lançamento dos canais temáticos da SIC: SIC Notícias, SIC Gold e SIC Radical e foi ainda gestor da SIC Filmes. Em 2001 mudou-se para a RTP onde foi diretor geral durante um ano e regressou à TSF em 2003, participando na restruturação da rádio naquele ano. Tinha uma crónica semanal no jornal Correio da Manhã e participava no debate da RTPN “Directo ao Assunto”, moderado por João Adelino Faria.

Em 2008 esteve num projeto para a criação de um novo canal de televisão de sinal aberto, a “Telecinco”, no entanto o projeto foi chumbado pela ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O último projeto em que esteve envolvido foi a criação de um novo grupo de comunicação social mas o projeto não avançou por falta de financiamento. Emídio Rangel teve três casamentos sendo o último com a também jornalista Margarida Marante. Veio a falecer no hospital Egas Moniz em Lisboa, no dia 13 de agosto de 2014, onde já estava internado na sequência de um tratamento ao fígado que fez com que os órgãos entrassem em falência. Há 10 anos que Emídio estava a lutar contra um cancro na bexiga depois de ter vencido um tumor idêntico. O seu percurso profissional ficou ligado à génese da rádio TSF e da televisão SIC bem como a colaboração com a BBC em Portugal e o facto de ter sido jornalista correspondente da TDM – Teledifusão de Macau.

602 Visualizações 1 Total
602 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.