Utilitarismo

Conceito de Utilitarismo

O termo utilitarismo (do latim utilitas que em português significa “utilidade” ou “vantagem”) designa uma doutrina filosófica, defendida por, entre outros, Jeremy Bentham e John Stuart Mill, e que assenta na ideia de que o objectivo da sociedade deverá ser a obtenção do maior bem-estar do maior número de indivíduos. Assim, o utilitarismo torna a utilidade como o único critério de moralidade, ou seja, uma determinada acção é boa do ponto de vista moral na medida em que contribui para o bem estar do maior número de indivíduos.

Convém distinguir entre o utilitarismo de Bentham e o utilitarismo de Stuart Mill: enquanto Bentham considera que o bem-estar está associado à quantidade de prazeres, Stuart Mill defende que não se deve esquecer a importância da qualidade dos prazeres: por exemplo, os prazeres do espírito têm uma importância maior do que os prazeres do corpo.

721 Visualizações 1 Total
721 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.