Conceito de Totalitarismo
No seu sentido mais comum, o termo totalitarismo é utilizado para designar qualquer regime político que, não reconhecendo quaisquer limites à sua autoridade, suprime as liberdade individuais. Já a filosofia política utiliza o termo totalitarismo para designar o funcionamento de qualquer Estado que procura regular não apenas a vida pública mas também a vida privada dos indivíduos.
Num regime totalitário existe a tendência para a existência de um regime de partido único, para o exercício de um monopólio ideológico e de poder autoritário, militarização da vida política, ausência de separação entre Estado e a sociedade civil e, geralmente, para a criação de uma aparelho de terror e repressão que visa assegurar o domínio absoluto do Estado sobre os indivíduos. Aspetos geralmente vigentes nestes regimes são a imposição de restrições à liberdade de expressão, a utilização de propaganda política para disseminação da ideologia, o culto da personalidade do líder, ou o controlo da economia.
Os regimes totalitários atingiram o seu auge na Europa do século XX, sendo Itália de Franco, a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Estaline considerados como os mais opressores de todos. Outros exemplos de regimes totalitários na Europa são, além dos regimes que vigoraram em diversos países da Europa de Leste, a Espanha de Franco e o Portugal de Salazar. Fora da Europa destaca-se a China de Mao, e vários regimes em países da América Central e do Sul. Na atualidade, são considerados como regimes totalitários os casos da Coreia do Norte, da Venezuela, e de vários países islâmicos.