Spinoza, Baruch (1632-1677)

Baruch Spinoza (Amesterdão, 12 de novembro de 1632 – Haia, 21 de fevereiro de 1677) foi um célebre filósofo holandês de ascendência judaico-portuguesa, sendo considerado como o fundador do ‘criticismo bíblico’. Juntamente com Descartes e Leibniz é um dos grandes vultos do ‘Racionalismo’ dentro da chamada Filosofia Moderna.

Na sua obra «Tratado Político» (1670), expõe um método crítico dos textos sagrados e uma conceção liberal do papel da Igreja em relação ao Estado. O sistema de Spinoza (ou spinozismo) apresentado na sua obra «Étca» (1677), é uma doutrina panteísta segundo a qual Deus é uma substância constituída por uma infinidade de atributos, mas dos quais apenas conhecemos dois: o ‘pensamento’ e a ‘extensão’. O mundo pode ser definido como o conjunto dos ‘modos’ desses dois atributos. Por seu lado, o Homem é uma coleção de ‘modos’ da ‘extensão’ e do ‘pensamento’.

Morre em 1677 com apenas 44 anos de idade, vítima de tuberculose.

723 Visualizações 1 Total
723 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.