A escola peripatética (do gr. Peripatein: passear, caminhar) designa a escola e a filosofia de Aristóteles ensinada no Liceu (Lúkeion). A prática que se realizava entre o mestre e os alunos era a de passear a pé nos jardins, entre as árvores do Liceu enquanto as aulas eram ministradas. Daí o nome Perípato (Peripatos) para a escola, e peripatéticos (peripatoi) para os seus membros.
Aristóteles (384-322 a.C.), os dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, até à morte do Mestre. Nesse período estudou também os filósofos pré-platônicos, que lhe foram úteis na construção do seu próprio sistema. Em 343 foi convidado pelo Rei Filipe para a corte de Macedônia, como preceptor do Príncipe Alexandre, então jovem de treze anos. Aí ficou três anos, até à famosa expedição asiática, conseguindo um êxito na sua missão educativo-política, que Platão não conseguiu em Siracusa. De volta a Atenas, em 335, treze anos depois da morte de Platão, Aristóteles fundou, perto do templo de Apolo Lício, a sua escola. Deu o nome de Liceu, também chamada peripatética. Esta escola seria a grande rival e a verdadeira herdeira academia platônica.
Ali o estagirita, Aristóteles, ensinou por 12 anos, até 323 a.C, quando se refugiu em Cálcis, devido à morte de Alexandre e a uma reação antimacedônica em Atenas. Ele morreu, um ano após sua fuga. No Perípato, sucedeu-lhe Teofrasto de Eresso (322-286 a.C.). O último mestre da escola peripatética teria sido Andrônico de Rodes por volta de 78 a.C. Segundo Herbert Wells (1972, p. 522), “50 anos depois da morte de Aristóteles o Liceu já era uma sombra”. A escola aristotélica adquiriu bem menos repercussão que a Academia de Platão.
References:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria helena Pires. Filosofando. 4° Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. 3ºed. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
WERMANN, José Alfeu e MACHADO, Fabrício Fonseca. Uma aproximação entre a academia de Platão,
O liceu de Aristóteles e as universidades. 2016. http://www.theoria.com.br/edicao19/01012016RT.pdf. Acesso em: 09/04/2019.
WELLS, Herbert George. História Universal: Volume 2º. Tradução de Anísio Teixeira. São
Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.