Dogmatismo é um conceito utilizado para definir toda doutrina ou toda atitude que admite a possibilidade do ser humano de alcançar a certeza absoluta sobre algo. O significado desse termo foi fixado pela contraposição que os céticos estabeleceram para os filósofos dogmáticos, que definem sua opinião sobre todos os assuntos, e os próprios filósofos céticos, que não a definem.
Dogmatíkós, em grego, significa” que se funda em princípios” ou “relativo a uma doutrina”. Filosoficamente, por oposição ao ceticismo, o dogmatismo é a atitude que consiste em admitir a possibilidade, para a razão humana, de chegar a verdades absolutamente certas e seguras. O sujeito dogmático, portanto, parte do princípio de que a razão humana tem a possibilidade de conhecer a realidade genuinamente.
- Do ponto de vista vulgar, dogmática é a atitude que consiste em afirmar alguma coisa de forma intransigente, sem provas e fundamento. São verdades não-questionadas e inquestionáveis;
- Do ponto de vista religioso, chamamos dogma uma verdade fundamental e indiscutível da doutrina. Não importa se a razão não consegue entender, já que é um princípio aceito pela fé e o seu fundamento é a revelação divina;
- Podemos chamar de dogmática a postura de seguidores de “escolas” e tendências quando se recusam a discutir suas verdades, permanecendo refratários às mudanças;
- No campo político o dogma assume um caráter ideológico que nega o pluralismo e abre caminho para a imposição da doutrina oficial do Estado e do partido único, com todas as infelizes decorrências, como censura e repressão.
Vale ressaltar que a palavra “dogma” foi entendida na Antiguidade para indicar as crenças das escolas fundamentais das escolas filosóficas. Mais tarde ela foi usada para indicar as decisões dos concílios e das autoridades eclesiásticas sobre as questões fundamentais da fé.
References:
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1° ed. brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi; revisão da tradução e tradução de novos textos Ivone Castilho Beneditti – 6°ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna 2009.
HILTON, Japiassú e MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1996.