Conceito de Crença Básica
Uma crença básica é uma crença que não necessita ser justificada por outras crenças, ou seja, quando não é inferida a partir de outras crenças ou indícios. Opõe-se, portanto à crença não básica, a qual é justificada por outras crenças.
A crença básica pode ser caracterizada como crença básica inapropriada ou apropriada. Diz-se que determinada crença básica é inapropriada quando não se justifica a si própria, sendo por isso irracional. Por exemplo, um aluno de filosofia espera que no próximo teste apenas sairá determinada matéria apesar do professor ter lecionado um conjunto mais alargado de temas, sem nunca ter dado indícios de que algum deles era mais ou menos relevante – para este aluno, esta é uma crença básica pois não foi formada a partir de outras crenças ou indícios; contudo é irracional/arbitrária pois a circunstância a partir da qual a formou não a justifica apropriadamente.
Pelo contrário, determinada crença básica diz-se apropriada quando se justifica a si própria, sendo por isso racional. Por exemplo, se uma pessoa olha para um objeto, essa mesma pessoa forma uma crença de que vê esse objeto. Esta crença não necessita de quaisquer outros indícios ou crenças para a justificar, bastando ela própria para se justificar a si própria.