O que é o Conhecimento Primitivo
O Conhecimento Primitivo (também designado por conhecimento não-inferencial) é todo aquele conhecimento que é adquirido directamente, por exemplo, através dos sentidos, não sendo possível a sua obtenção por um meio mais direto. Opõe-se, portanto, ao conhecimento inferencial ou conhecimento derivado, o qual é obtido através de argumentos ou razões ou, dito de outra forma, através da inferência, um processo mental através do qual se passa da aceitação (eventualmente provisória) de algumas proposições para a aceitação de outras.
Exemplificando: sabe-se por inferência (tendo em conta a massa e o tamanho) que a força da gravidade em Marte é menor do que na Terra – isto é conhecimento inferencial ou derivado. Mas se alguém for a Marte, obterá esse mesmo conhecimento de forma direta através dos sentidos e sem necessidade de quaisquer outras informações – isto é conhecimento primitivo.
Há que defenda que o conhecimento primitivo, apesar de oposto ao conhecimento derivado (que deriva de outros conhecimentos), não é necessariamente não-inferencial pois uma parte importante do conhecimento primitivo é inferencial, ou seja, obtido através da aceitação de proposições obtidas de forma não direta.