Ceticismo

O que é o Ceticismo

CeticismoO termo ceticismo (de grego skeptomati que em português significa ‘examinar’ ou ‘investigar’) designa um estado ou atitude de dúvida e descrença e de permanente predisposição para questionar o que seja apresentado como opiniões ou crenças, não admitindo, por isso a existência de dogmas, nem de fenómenos religiosos ou metafísicos. Neste processo de questionamento para prova da veracidade de determinada afirmação, o cético pode usar quer o pensamento crítico e a evidência empírica, quer o método científico.

No âmbito da filosofia, o termo cepticismo designa uma doutrina fundada na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., por Pírron de Élis (também conhecido como Pirro), e que afirma que nunca poderemos alguma vez ter a certeza de alcançar a verdade. Distingue-se, portanto, do conceito comum que define o cepticismo como a impossibilidade de alcançar a verdade. Assim definido, o cepticismo constitui um verdadeiro contra-peso contra o dogmatismo. Na filosofia contemporânea, Bertrand Russel foi um dos maiores defensores do cepticismo e quem maiores desenvolvimentos deu a esta doutrina.

O ceticismo tem grande importância na ciência pois é a base para a investigação e a demonstração científica. De facto, a maioria dos cientistas, sendo céticos, são levados a testar e comprovar qualquer tipo de afirmação através da investigação baseada no método científico. Sem o ceticismo científico, muitos dos fenómenos naturais passariam a ter explicações sobrenaturais e metafísicas, abrindo caminho para charlatões e oportunistas.

1654 Visualizações 1 Total
1654 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.