Averróis

Ibn_rushd

 

Ibn Rushd (1126-98 EC), mais conhecido por Averróis, foi um filósofo hispano-islâmico que viveu em Córdova e Sevilha.

Autoproclamado aristotélico, Averróis escreveu comentários sobre grande parte do corpus filosófico de Aristóteles, sendo mais conhecido no Islão como defensor da filosofia contra os ataques de al-Ghazali (1058-1111), e por reconciliar a filosofia com a religião.

Os comentários aristotélicos basearam-se numa excelente tradução das obras de Aristóteles, não sujeita aos olhos dos neoplatónicos, representando um grande papel na tradição aristotélica latina e judaica.

No famoso livro A Incoerência da Incoerência, escrita contra a obra de Ghazali intitulada A Incoerência dos Filósofos, Averróis tenta salvaguardar a omnipotência de Deus rejeitada por Ghazali, pois segundo este, não se pode observar a necessidade entre causa e efeito que remeta para a omnipotência de Deus, uma vez que toda a relação entre causa e efeito é temporal, como o algodão que é queimado depois de acendido o fogo.

Contra esta negação, Averróis argumenta que negar a causa é negar o conhecimento, logo negar a agência humana e a distinção entre o voluntário e o involuntário. Adicionalmente, viola a visão de que as coisas têm uma natureza real. Finalmente, se não há nenhuma regularidade, design ou criador original, não podemos inferir a existência de um agente inteligente.

Persistindo nas bases aristotélicas, Averróis criticou Avicena por confundir as qualidades lógicas e metafísicas do ser ao formular a separação entre existência e essência, que são características das coisas existentes, assim revelando uma visão contra o pressuposto aristotélico. Semelhante confusão é dita ocorrer em relação ao Uno metafísico e numérico.

Quanto à doutrina da criação, Averróis argumentou que a criação a partir do nada não encontra suporte no Corão, uma vez que alguns versos sugerem que a matéria e o tempo eram preexistentes conjuntamente com Deus, e assim, tornou o Deus de Aristóteles consistente com as Escrituras Sagradas.

2373 Visualizações 1 Total

References:

Fakhry, Majid (2004 [1970]), A History of Islamic Philosophy, New York, Columbia University Press.

2373 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.