A crónica é um género jornalístico ou literário em que o autor transmite a sua opinião utilizando uma escrita clara, simples, expressiva e, por vezes, um sentido poético retratando um acontecimento atual de modo organizado e detalhado. O objetivo do autor é descrever factos críticos de modo a consciencializar os leitores sobre determinado acontecimento, cativar a sua atenção e fazê-los refletir sobre a temática em discussão. Foca-se em personagens ligadas à esfera pública. Segue um tempo cronológico.
A crónica não é uma notícia que respeita o “lead”. A crónica aglomera a liberdade de expressão, a inovação e o humanismo. Por norma, o cronista redige a crónica com o objetivo de a publicar numa revista ou num jornal.
Crónica argumentativa VS Crónica humorística
O autor (cronista) foca-se num problema da sociedade que está na ordem do dia ou sob polémica. Geralmente neste tipo de crónica os instrumentos utilizados são a sátira e a ironia.
Crónica humorística
O autor (cronista) apresenta o seu texto marcado pelo humor, ridicularização, apresentando ainda uma visão humorística do acontecimento que descreve.
References:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-cronica-lopes.pdf