Úlceras Varicosas

Conceito:

Uma úlcera é caracterizada por uma solução de continuidade, aguda ou crónica (de cariz crónico quando tem evolução de mais de 6 semanas), de uma superfície dérmica ou mucosa, e acompanhada de processo inflamatório.

As úlceras varicosas são um distúrbio venoso que ocorre em consequência de hipertensão venosa, infeção, Diabetes Mellitus, patologia maligna, distúrbios do tecido conjuntivo, artrite reumatoide e lesão por trombose das veias profundas ou estase venosa. Pode também ocorrer por agentes lesivos externos, fistulas arteriovenosas congénitas, alterações hormonais durante a gravidez e pressão sobre as veias pélvicas como resultado de gravidez avançada, outras massas abdominais ou ascites. É uma patologia frequente em indivíduos com idades superiores a 65 anos.

Entre os fatores de risco do aparecimento das úlceras varicosas à a salientar os antecedentes familiares desta patologia, obesidade e profissão que exija permanecer em pé por longos períodos de tempo.

Fisiopatologia:

­↑ da tensão venosa + incompetência valvular

estase venosa

retorno venoso insuficiente

edema dos membros

ULCERAÇÃO

 

Por vezes ocorre também formação de “rolhões” de fibrina à volta de capilares dérmicos, como reação à hipertensão venosa prolongada, e que impedem a chegada aos tecidos de oxigénio e nutrientes suficientes. A redução da circulação resulta em ulceração. Há no entanto outra teoria que defende que os capilares são lesados por estase venosa prolongada, e que a permeabilidade celular aumenta devido à libertação de substâncias anti-inflamatórias das células brancas.

A hipertensão venosa provoca varicosidades, eczema por estase e lipodermatoesclerose. Muitas vezes o eczema é o primeiro sinal de úlcera. A lipodermatoesclerose ocorre quando se desenvolve tecido fibrótico em resposta ao edema no membro (por posição de pé prolongada), o que leva o tecido fibrótico a substituir o tecido normal e a gordura das pernas. A perna aumenta de perímetro na região dos gémeos e fica mais reduzida no tornozelo, a pele fica esticada e grossa.

Regra geral, as úlceras varicosas apresentam bordos irregulares, tecido de granulação, fibrinoso até necrose e produzem muito exsudado seroso. São frequentes acima do maléolo na região média lateral.

Não existe um tratamento único para as úlceras varicosas, sendo que este depende da causa ou da patologia de base.

Cuidados de Enfermagem:

  • Avaliação da pele;
  • Avaliação dos pulsos periféricos e da perfusão capilar;
  • Procurar o conforto do utente deitando-o (favorece o retorno venoso e assim diminui o edema e evita a dor. Se a ulcera é isquémica, deve-se colocar a perna pendente para aumentar o aporte sanguíneo);
  • Manter bem limpa a úlcera (a limpeza das úlceras não infetadas deve ser feita com soro fisiológico) e hidratar a área circundante;
  • Compressão – melhora o fluxo sanguíneo e o retorno venoso até ao coração, reduz o edema ajudando assim ao processo de cicatrização;
  • Elevação dos membros;
  • Prevenção.
1577 Visualizações 1 Total
1577 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.