O que é o Síndroma de Addie
O Síndroma de Addie é uma doença neurológica rara de etiologia e patologia desconhecidas, que pode afetar uma ou as duas pupilas dos olhos. Os reflexos dos tendões do olho podem estar ausentes, pelo que a reação, de uma ou de ambas as pupilas afetadas, à luz e à acomodação é extremamente lenta. A doença ocorre com maior frequência em mulheres do que nos homens.
Sintomas:
A principal característica desta doença é que a pupila não reage à luz ou faz-lo muito lentamente. Os seus três principais sintomas são:
- Midríase (aumento do tamanho ou dilatação da pupila).
- Ausência ou redução do reflexo dos tendões do olho.
- Sudorese (transpiração excessiva).
Podem também surgir outros sintomas tais como:
- Visão turva e dificuldade em focar.
- Forma irregular da pupila.
- Fotofobia.
- Dor de cabeça ou cefaleia.
Diagnóstico:
Uma das técnicas de diagnóstico consiste na aplicação de um colírio (Pilocarpina diluída): se a pupila contrair, tal significa a presença da doença pois, se a pupila estiver saudável, esta não sofrerá qualquer contração da pupila ao aplicar Pilocarpina.
Tratamento:
Síndroma de Addie é uma doença benigna que não requer tratamento e os afetados podem geralmente conviver com ela. Contudo, e no caso de ser necessário realizar algum tipo de tratamento, os mais habituais são a utilização de óculos para leitura e óculos de sol ao ar livre para se proteger contra a luz solar forte. A pilocarpina pode ser também é utilizada para o tratamento aplicando gotas três vezes por dia para ajudar a pupila a contrair.
.
Nota importante: Este texto é meramente descritivo e não constitui nem substitui aconselhamento médico.