A Reeducação Postural Global (RPG) é um método realizado por um fisioterapeuta e representa um tratamento conservador eficaz em alterações estruturais genéticas ou adquiridas progressivamente com o crescimento que alteram a postura do indivíduo.
O RPG consiste num método que considera os músculos como estruturas integrantes de uma cadeia, mais precisamente a cadeia muscular anterior e a posterior, a qual é alongada através de posturas combinadas com a respiração. Os princípios deste método são o alongamento e fortalecimento das cadeias musculares, exercícios de flexibilidade e integração sensório-motora para corrigir a postura com um trabalho global. É também incluído durante o RPG um padrão de respiração específico com a ajuda de propriocetiva, controlo postural recorrendo ao espelho e movimentos solicitados pelo fisioterapeuta.
Salienta-se o facto de ser extremamente importante uma avaliação prévia para se identificar as alterações que se pretende trabalhar e especificar os objetivos, a fim de determinar a melhor postura de RPG a adotar.
A autocorreção postural é considerada por especialistas da SOSORT (Sociedade de Escoliose Ortopédica e Tratamento de Reabilitação) como a principal técnica em fisioterapia para o tratamento da escoliose. Este é definido como a capacidade de reduzir a deformidade da coluna vertebral através do realinhamento postural ativo por parte do utente, com objetivo de atingir o melhor realinhamento possível da coluna vertebral nas três dimensões. Estes consistem na ativação dos músculos do tronco e membros, resultando em movimentos da coluna vertebral executado nos três planos do espaço: 1) em que no plano coronal o desvio lateral é corrigido, 2) no plano sagital as curvaturas fisiológicas são promovidos e 3) as deformidades no plano transversal e axial são reduzidas pela redução da rotação das vértebras.
Este método influencia a evolução da curvatura da coluna vertebral positivamente, aumentando o controlo neuromotor, aumenta a estabilidade da coluna vertebral, reduz o colapso postural e aumenta a função respiratória.
O método de RPG é também eficaz na intervenção de outras alterações estruturais na globalidade do indivíduo, não sendo portanto apenas utilizado em alterações da coluna vertebral.