A proprioceção (próprio + receção) diz respeito à perceção do próprio corpo, ou seja, à localização no espaço de um determinado segmento corporal em relação aos restantes, seja numa posição estática ou em movimento. É denominada como sendo uma modalidade sensorial, muito importante na coordenação da atividade muscular.
A informação propriocetiva é enviada através dos propriocetores (recetores que se encontram nas articulações, músculos e tendões, sensíveis às variações mecânicas de tensão e comprimento muscular) ao córtex cerebral, onde é processada e avaliada, sendo depois capaz de modular o tónus muscular e a atividade motora.
A proprioceção pode ser consciente, ao ser colocado um segmento corporal numa determinada posição, ou inconsciente, aquando da modulação da função muscular. A proprioceção consciente pode ser treinada, mantendo a posição de um segmento corporal ou realizando movimentos específicos, sem a presença de estímulos visuais.
Apesar de também ser uma modalidade sensorial, o equilíbrio não deve ser confundido com a proprioceção. O equilíbrio diz respeito ao controlo postural dentro dos seus limites de estabilidade, sendo apenas gerado de forma consciente.
References:
Dutton, M. (2012), Dutton’s Orthopaedic Examination, Evaluation and Intervention (Third Edition), The McGraw-Hill Companies, Inc (Chap. 3, pp 100-105)