Conceito de Osteoporose
A osteoporose é uma doença do esqueleto. Algumas características da osteoporose são a diminuição da resistência óssea, e consequentemente os ossos tornam-se mais vulneráveis a fraturas, quebradiços e incapazes de suportar cargas, inclusive as mais fracas.
A osteoporose afeta principalmente o sexo feminino, uma vez que ocorre uma perda abrupta de massa óssea depois da menopausa, denominando-se por osteoporose pós-menopáusica. A falta de uma hormona feminina, o estrogénio, é a principal desencadeadora deste tipo de osteoporose. Por outro lado, a osteoporose podem também ser desencadeada por outras doenças ou drogas.
A osteoporose está também associado ao envelhecimento e à perda acelerada de massa óssea e pela diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Os minerais e o cálcio fazem parte da constituição dos ossos. A osteoporose senil é o resultado do desequilíbrio entre a velocidade de degradação e de regeneração óssea. Neste tipo de osteoporose, à medida que a idade avança, o processo normal de remodelação óssea realiza-se de uma forma desequilibrada, isto é, a massa óssea destruída é superior à massa óssea formada.