Necessidades Humanas Fundamentais
(segundo Virgínia Henderson)
O indivíduo, são ou doente, é considerado como um todo e apresenta 14 necessidades humanas fundamentais, que deve satisfazer a fim de reconquistar ou conservar a sua homeostasia, isto é, a satisfação de um conjunto de necessidades que permitem ao indivíduo conservar os seus processos fisiológicos e psicológicos, num estado de equilíbrio. Trata-se de uma interação entre os diferentes mecanismos vitais. A finalidade dos cuidados é a de conservar ou restabelecer a independência do utente, na satisfação das suas necessidades e/ou ajudar a morrer com dignidade. O papel do enfermeiro passa por ajudar o utente a recuperar ou manter a sua independência, substituindo-o naquilo que ele não pode realizar por si mesmo, para responder às suas necessidades.
No modelo de Virgínia Henderson (conceituada enfermeira, autora e teórica norte-americana) todo o ser humano tende para a independência e deseja-a, o indivíduo forma um todo que se caracteriza pelas suas 14 necessidades humanas fundamentais e quando uma necessidade se encontra comprometida, o indivíduo não está completo, inteiro e independente.
Neste modelo conceptual o enfermeiro tem funções que lhe são próprias, quando o enfermeiro usurpa a função do médico, cede as suas funções próprias a pessoas não qualificadas e a sociedade espera do enfermeiro um serviço especial, que nenhum outro trabalhador lhe pode prestar.
Uma necessidade humana fundamental é uma necessidade vital e essencial que deve assegurar o bem-estar do ser humano com vista a preservá-lo física e mentalmente. Virgínia Henderson não hierarquiza as necessidades humanas fundamentais, segundo Henderson, elas interferem todas umas com as outras.
Desta forma, as 14 necessidades humanas fundamentais, segundo Virgínia Henderson são: necessidade de respirar; de comer e beber; de eliminar; de mover-se e conservar uma boa postura; de dormir e repousar; de vestir-se e despir-se; de manter a temperatura corporal nos limites normais; de estar limpo, asseado e de proteger os tegumentos; de evitar os perigos; de comunicar com os seus semelhantes; de atuar de acordo com as suas crenças e valores; de preocupar-se com a sua realização e conservar a autoestima; de divertir-se e de aprender.
Cada uma destas necessidades humanas fundamentais está relacionada com as distintas dimensões do ser humano, que são: a biológica, a psicológica, a sociológica e a cultural e espiritual. O enfermeiro que deseje prestar cuidados personalizados tem de considerar estes cuidados no seu conjunto e planificar intervenções apropriadas que tenham em conta estas diferentes dimensões.