A anca encontra-se rodeada por 21 músculos, que estabilizam a articulação e que são responsáveis pela realização dos vários movimentos articulares, a flexão/extensão, a abdução/adução e a rotação interna/externa.
O músculos que atuam na articulação da anca são: curto adutor, longo adutor, adutor magno, bicípite femoral, gémeos (superior e inferior), grande glúteo, médio glúteo, pequeno glúteo, reto interno, ilíaco, obturador externo, obturador interno, pectíneo, piriforme, psoas, quadrado femoral, reto femoral, costureiro, semimembranoso, semitendinoso e tensor da fáscia lata.
No que diz respeito à flexão da anca, os principais músculos que realizam este movimento são o psoasilíaco, o costureiro, o tensor da fáscia lata, o reto femoral, o pectíneo e o longo adutor.
A extensão da anca é primariamente realizada pelo grande glúteo, o semitendinoso e o semimembranoso.
Quanto à abdução, este movimento é efetuado principalmente pelo glúteo médio, glúteo mínimo e o tensor da fáscia lata.
A adução é realizada pelos 3 adutores, o curto adutor, o longo adutor e o adutor magno e também pelo reto interno e pelo pectíneo.
A rotação é efetuada pelo grande glúteo, os gémeos superior e inferior, o obturador interno, o quadrado femoral e o piriforme.
References:
Dutton, M. (2012), Dutton’s Orthopaedic Examination, Evaluation and Intervention (Third Edition), The McGraw-Hill Companies, Inc (Chap. 4, pp 761-762)