Conceito de Melanoma
O Melanoma é o tipo de cancro de pele mais agressivo e perigoso. Surge quando os melanócitos da epiderme (células responsáveis pelo fabrico do pigmento natural – melanina – que dá à pele a sua cor natural) se tornam malignos.
O melanoma pode ocorrer em qualquer superfície da pele, e até por vezes sobre sinais já existentes. No homem surge muitas vezes no tronco ou na cabeça e pescoço enquando nas mulheres pode surgir na zona inferior das pernas. A ocorrência de melanoma, na raça negra e noutras raças com pele escura, é rara mas quando se desenvolve em pessoas de pele escura, tende a ocorrer sob as unhas dos dedos dos pés e mãos, na palma das mãos ou planta dos pés.
O aspecto inicial do melanoma é variado, mas caracteriza-se, geralmente, pelo aparecimento de um pequeno nódulo ou mancha de cor negra que surge em pele aparentemente sã ou sobre um sinal já existente.
Embora a doença afecte pessoas de todas as idades, a probabilidade de desenvolver melanoma aumenta com a idade. Ao contrário do basalioma ou do carcinoma espinocelular, que estão relacionados com a exposição crónica ao sol de alguns grupos de pessoas, o melanoma maligno parece estar mais associado à exposição solar intermitente, aguda e intempestiva, muitas vezes acompanhada de queimaduras solares.
O tratamento do melanoma é geralmente a cirurgia, a qual quando efectuada na fase inicial da doença atinge elevadas taxas de cura. Contudo, quando o tumor já é muito espesso, as probabilidades de cura reduzem-se drasticamente, podendo existir o risco de metastização à distância.
References:
Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.