Conceito de Fisioterapia na Saúde da Mulher
De acordo com as alterações hormonais a que o sexo feminino está sujeito ao longo da vida, estas conferem-lhe destaque na intervenção em fisioterapia. Na preparação para a chegada de um bebé, onde são realizadas sessões em grupo ou individuais de aconselhamento teórico e prático e esclarecimento de dúvidas sobre os meses de gravidez, para o parto e para os cuidados com o bebé. Ou seja, nas alterações no corpo da mulher que vão ocorrer para o novo ser humano que irá crescer, nos cuidados a ter no inicio da gravidez e durante os restantes meses, os potenciais problemas de saúde e como evitá-los, amamentação do leite materno se é possível e porque não é possível para todas as mulheres, descrição do momento do parto e a fase sensível seguinte, os cuidados com o bebé, as dores normais, os tipos de choro, entre outros. É fundamental o acompanhamento do companheiro durante as sessões mas ficarem ambos esclarecidos e satisfazer algumas dúvidas, angústias e problemas que possam surgir. Para que estes estejam calmos e seguros durante toda a fase de gravidez, parto e no cuidar do bebé.
Assim como, a intervenção na incontinência urinária ou fecal, alterações intestinais e disfunção sexual, uma vez que são comuns as alterações/disfunções no pavimento pélvico feminino e é importante a sua reabilitação para recuperarem as suas funções normais. Estas mudanças podem acontecer durante a gravidez, após o parto, pela obesidade, envelhecimento, menopausa, hábitos tabágicos, efeitos secundários de medicação, após cirurgias, alterações psicológicas, infeções urinárias de repetição, entre outros.
É fundamental o suporte psicológico e a intervenção pré e pós operatória de cirurgia do cancro de mama ou ginecológico para que a recuperação funcional para as atividades de vida diária, lazer e laborais seja o mais cedo possível para melhorar o bem estar físico e emocional.