O que é um Feocromocitoma
O termo feocromocitoma designa um tipo de tumor raro, quase sempre benigno, que ocorre nas células que segregam as hormonas catecolaminas, nomeadamente a adrenalina e a norepinefrina, que regulam a frequência cardíaca e a tensão arterial, geralmente desenvolvidos nas glândulas supra-renais. Contudo, em casos excepcionais, podem ocorrer noutros tecidos similares podendo igualmente ser de natureza maligna.
É um tumor de difícil diagnóstico e que pode passar despercebido se não houver suspeita clínica adequada, sendo muitas vezes apenas detectado em autópsias. Geralmente, o feocromocitoma manifesta-se por hipertensão associada a cefaleias, palpitações e diaforese. Contudo também pode apresentar-se com quadros clínicos muito diferentes e graves, e que podem ter um desfecho fatal, caso o tumor não seja detectado atempadamente.
O tratamento baseia-se na extracção cirúrgica do tumor, pela da qual é possível obter a cura definitiva da doença. Como medida complementar, devem ser administrados medicamentos que bloqueiem a acção das catecolaminas.