Conceito de Asma
A asma é uma doença respiratória caracterizada por crises de dispneia (dificuldade em respirar), pieira, aperto torácico e tosse, seguidas de um alívio completo de duração variável.
Geralmente a asma é uma manifestação alérgica provocada por pólenes, bolores, poeiras e ácaros domésticos, pelos de animais, penas de aves, fumos, entre outros. As crises de asma podem ser despoletadas pela exposição ao frio, exercício físico, fadiga, certos tipos de vapores e até mesmo por determinados estados emotivos e psicológicos.
Dependendo da frequência, da intensidade dos sintomas e da necessidade de utilizar medicamentos, a asma pode ter vários graus de gravidade, nomeadamente:
- Grau 1: Asma intermitente: Os sintomas surgem menos de uma vez por semana ou o doente acorda com os sintomas duas ou menos vezes por mês, ficando assintomático nos períodos entre os sintomas.
- Grau 2: Asma persistente ligeira: Os sintomas surgem uma ou mais vezes por semana, mas menos de uma vez por dia e o doente acorda com os sintomas durante a noite mais de duas vezes por mês.
- Grau 3: Asma persistente moderada: Os sintomas surgem diariamente e o doente acorda com os sintomas durante a noite mais de uma vez por semana e necessita de utilizar diariamente agonistas ß2.
- Grau 4: Asma persistente grave: Os sintomas são permanentes e o doente acorda frequentemente com os sintomas durante a noite e a sua actividade diária encontra-se limitada.
A terapêutica para a asma passa pelo tratamento anti-alérgico (por exemplo vacinas) sendo necessário para isso determinar o alérgeno ou alérgenos responsáveis. Além do tratamento anti-alérgico podem ainda ser administrados inaladores ou bombas e comprimidos ou xaropes.