O que é a Apraxia
O termo Apraxia designa uma desordem neurológica que se caracteriza por uma perda de habilidade para executar movimentos e gestos precisos. A pessoa tem a vontade e tem a capacidade física para executar os ditos movimentos, contudo a existência de disfunções cerebrais impede que o consiga fazer. Tal dificulta ou mesmo impede a realização de tarefas intencionalmente, como a utilização de objetos, a execução de pequenos gestos com as mãos, a fala ou a marcha.
A causa mais comum da apraxia é a existência de lesões cerebrais provocadas por acidentes ou por tumores e a existência de doenças neurodegenerativas (por exemplo a doença de Alzheimer). O tratamento da apraxia é feito através de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Quando a apraxia é uma consequência de outra doença, o tratamento deve incidir sobre a doença de base.
Classificação / tipos de Apraxia:
São vários os tipos de apraxia, cada um dos quais com possíveis causas diferentes e com manifestações também diferentes. Apresenta-se de seguida cada um dos tipos de apraxia.
- Construcional: Compreende instruções, mas é incapaz de as executar, por exemplo: copiar um desenho;
- Ideativa: Distracção extrema e falta de objectivo;
- Ideomotora: Incapacidade de realizar ideias, não melhorando com a presença do objecto nem com a imitação, é como se todos os esquemas de programação motora estivessem perdidos;
- Buco-facial (Verbal ou da fala): Diminuição da capacidade de controlar o posicionamento e sequência dos músculos da fala e seus movimentos, resultando em formação incorrecta de sons;
- Marcha: Impossibilidade de realizar movimentos necessários para andar.