Aneurisma da Aorta Abdominal
Um aneurisma define-se como um alargamento ou dilatação anormal de um vaso sanguíneo. Este alargamento ou dilatação ocorre devido a enfraquecimento da parede do vaso. Isto pode dever-se a um defeito congénito, a trauma ou devido a doença vascular.
O aneurisma da aorta abdominal consiste, assim, numa dilatação ou alargamento que acontece na porção abdominal (inferior) da artéria aorta, a maior e mais importante artéria do corpo humano. Para ser denominado de aneurisma, o aumento do diâmetro do vaso tem de ser de pelo menos 50% do diâmetro original.
A progressão desta patologia é geralmente silenciosa, isto é, assintomática, tendo muitas vezes a primeira expressão sintomática aquando da sua ruptura, podendo provocar dores abdominais, nas costas, no flanco, queda na pressão arterial, perda de consciência e, por fim, morte. A mortalidade de uma ruptura de aneurisma da aorta abdominal tem uma elevada taxa de mortalidade, atingindo os 90%, sendo que a maioria dos doentes não chega com vida ao hospital.
Esta patologia é mais comum e indivíduos do sexo masculino, com mais de 65 anos. Outros factores de risco são comuns a outras patologias cardiovasculares, como tabagismo, hipertensão arterial, aterosclerose e história familiar de aneurisma aórtico abdominal. Para além destes factores, existem ainda doenças genéticas com mais propensão para o desenvolvimento deste quadro, como síndrome de Marfan ou síndrome de Ehlers-Danlos.
Diagnóstico
Embora seja uma patologia maioritariamente assintomática, existem formas de controlar e detectar atempadamente a presença de um aneurisma da aorta abdominal.
Geralmente, um aneurisma que tenha significado clínico, ou seja, dimensão suficiente para necessitar de acompanhamento e tratamento, pode ser detectado através da palpação abdominal. Esta palpação pode revelar a presença de uma massa, pulsátil, sendo que nesses casos a suspeita de aneurisma da aorta abdominal deve ser grande. Apesar disso, nem em todos os casos é possível detectar o aneurisma através da palpação.
Existem técnicas imagiológicas que nos permitem visualizar e diagnosticar um aneurisma aórtico abdominal. A ténica gold standard para efectuar este dignóstico é a Ultrassonografia. Pode ainda detectar-se a presença de aneurisma mediante a realização de uma radiografia simples, embora seja de maior dificuldade pois só em casos em que existe calcificação da parede aórtica é que esta técnica se mostra útil, e isso acontece em menos de metade dos casos. O diagnóstico também pode ser efectuado através de Tomografia Computorizada ou Ressonância Magnética (esta última com a vantagem de não submeter o paciente a radiação ionizante, como acontece na Tomografia), mas o seu custo e inacessibilidade fazem com que a Ultrassonografia seja a primeira escolha.
Tratamento
O tratamento de aneurisma da aorta abdominal passa por uma intervenção cirúrgica. Nos casos de ruptura, deve ser efectuada a reparação cirúrgica de emergência. Nos casos em que existe indicação, um aneurisma que ainda não sofreu ruptura pode ser reparado mediante cirurgia electiva.
References:
Importante: os textos desta secção são meramente descritivos e não constituem nem substituem aconselhamento médico.