Agnósia (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do conceito de Agnósia; Classificação dos vários tipos de Agnósia; Formas complexas de Agnósia…

Conceito de Agnósia

A Agnosia (do grego antigo a+gnosis, que em português significa ‘não conhecimento’) é um distúrbio neurológico caracterizado pela perda da capacidade de uma pessoa em reconhecer objetos, pessoas, sons e formas até então familiares, na ausência de perturbações sensoriais periféricas, sentida por pacientes que sofram de determinadas doenças mentais. Na presença do objeto, pessoa ou som, o paciente comporta-sAgnósiae como se dele tivesse experiência pela primeira vez, podendo nem mesmo reconhecer a sua própria imagem no espelho. Geralmente, apenas um dos órgãos dos sentidos é afetado, sendo as mais frequentes a agnosia visual, tátil e auditiva.

A Agnosia pode ter como causas um acidente vascular cerebral, demência ou outras perturbações neurológicas, traumatismo craniano, transtorno no desenvolvimento psicológico, infecção cerebral ou fatores de ordem genética. Dependendo da causa, o tratamento mas costuma ser sintomático, funcional e de apoio psicológico.

Classificação dos vários tipos de agnósia:

  • Agnosia de objectos: Agnosia visual em que há incapacidade de descrever um objecto, de indicar a sua utilização e de juntar objectos idênticos. Somente com a palpação este é reconhecido.
  • Agnosia espacial: Agnosia visual em que há a incapacidade de se orientar no espaço, de avaliar correctamente a localização de objectos, a distância deles e entre eles, e dos seus relevos.
  • Agnosia de imagens: Agnosia visual em que há incapacidade de denominar imagens, de descrevê-las e de juntar imagens idênticas.
  • Agnosia simultânea: Agnosia visual em que há incapacidade de reconhecer um objecto ou imagem como um todo, embora todas suas partes possam ser reconhecidas isoladamente. Há incapacidade de ver mais de um aspecto de uma imagem de uma única vez e não se consegue ligar um aspecto ao outro.
  • Agnosia aperceptiva: Agnosia em que há incapacidade de reconhecer a forma e propriedades elementares do objecto. Os pacientes não conseguem copiar uma imagem e não a reconhecem.
  • Agnosia social-emocional: Agnosia em que há incapacidade de reconhecer nuances sócio-emocionais transmitidas através de voz, gestos ou expressão facial (no último caso, é por vezes considerada na literatura prosopagnosia). Além de causada por lesões cerebrais, como nas amígdalas ou em regiões temporais, é relacionada ao autismo infantil e à esquizofrenia.
  • Apsicognosia: Agnosia descrita na escola francesa para certos casos de alcoolismo crónico, caracterizada por perda insidiosa de reconhecimento do estado mórbido, da auto-estima , da capacidade de se auto-avaliar em relação aos outros e de se julgar.
  • Estereoagnosia (ou aestereognosia): Agnosia em que há incapacidade de reconhecer a forma e as qualidades físicas (peso, textura, temperatura, consistência) através do tato.
  • Autotopagnosia (agnosia da imagem corporal ou somatotopagnosia): Agnosia espacial corporal, com transtorno do esquema corporal. Incapacidade de reconhecer ou localizar partes do próprio corpo, bem como a incapacidade de relacioná-las umas com as outras e com o corpo em geral.
  • Agnosia associativa: Agnosia em que chegam a ser percebidas classes de objectos, cenas visuais ou sons bem discriminados, mas não identificados. Os pacientes conseguem copiar uma imagem, sem reconhecê-la.

Outras formas de agnosia envolvem processos muito específicos e complexos, salientando-se:

  • Prosopagnosia: É a incapacidade de identificar faces familiares, incluindo as de amigos próximos, ou de distinguir objetos individuais dentre uma classe de objetos, apesar da capacidade de identificar características faciais genéricas e objetos.
  • Anosognósia: É uma perturbação grave na qual o utente nega a existência de uma paralisia. Normalmente é o lóbulo parietal do lado dominante que está afectado.
3108 Visualizações 1 Total
3108 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.