Real-time strategy (RTS) em português Estratégia em Tempo Real é a definição atribuída aos jogos de estratégia que requerem gestão de recursos para construir unidades e lutar contra inimigos, mas onde toda a ação decorre em tempo real. Este aspeto contrasta com os jogos de estratégia por turnos onde cada jogador tem um tempo determinado para efetuar as suas decisões estratégicas antes de passar a vez ao adversário.
Gestão de combate
Nos jogos de estratégia em tempo real os jogadores têm de efetuar várias ações em sequência, construindo as estruturas, recolher matérias, defender as bases e planear manobras de ataque sabendo que o adversário também está a desempenhar todas estas funções criando uma maior pressão na tomada de decisão dos jogadores.
As tarefas a desempenhar exigem atenção e resposta rápida ás necessidades embora os recursos sejam gerados de forma automática depois de atribuídas as ordens a cada unidade. De forma a facilitar a gestão ao jogador a jogabilidade assenta no uso do rato e atalhos presentes no teclado simulando a forma de interação num ambiente de trabalho virtual como o arrastar do rato como botão esquerdo pressionado para selecionar várias unidades ao mesmo tempo.
Embora tudo decorra em tempo real a velocidade do jogo pode ser ajustada para dar mais tempo ao jogador de tomar as suas decisões. Alguns dos RTS mais populares são a série Starcraft, Command and Conquer, Warhammer e Age of Empires. Jogos de gestão e construção de cidades sem um foco na estratégia de combate e conquista de território normalmente não são considerados RTS como por exemplo a série Sim City.