Mortal Kombat é o nome de uma série de videojogos que foi criada e desenvolvida pelo estúdio Midway Games, de Chicago, lançada no ano de 1992.
Mortal Kombat (ou MK) é o nome de uma série de videojogos que foi criada e desenvolvida pelo estúdio Midway Games, de Chicago, lançada no ano de 1992. Mais recentemente, em 2011, após a Midway declarar falência, a série foi comprada pela empresa Warner Bros. A NetherRealm, estúdio de videojogos da Warner, produz o jogo desde então.
A ideia original de um jogo de luta com personagens capazes de produzir magia ou de possuir poderes de ficção científica foi pensada pela dupla Ed Boon e John Tobias. O primeiro jogo foi lançado para máquinas de Arcade, e posteriormente foi levado a consoles caseiros, devido ao seu sucesso.
Mortal Kombat e sua história
Muitas sequelas foram produzidas após o primeiro jogo. Mortal Kombat II foi lançado logo no ano seguinte, em 1993, com uma considerável expansão do número de combatentes. Em 1995 chegou ao mercado a segunda sequela, Mortal Kombat 3, que contou com duas expansões, Ultimate Mortal Kombat 3 e Mortal Kombat: Trilogy. Essa última reuniu todos os personagens existentes até então, e em jogos vindouros outros foram criados e acrescentados.
Em 2002, com o declínio dos jogos em Arcade, a série começou a ser produzida apenas para consoles. Apesar de afastar-se definitivamente de sua plataforma original, os videojogos que foram lançados apenas para os consoles mantiveram a série no topo das franquias de luta, pois nunca se afastou do estilo inicialmente proposto aos jogadores.
Em 2008, houve um crossover entre o videojogo e a DC Comics, o que resultou no Mortal Kombat vs. DC Universe. Em 2011, com a transformação da Midway Games em NetherRealm pela Warner Bros. após a comprar da empresa de Chicago, houve um reboot na série. Desde então cinco videojogos foram produzidos, sendo que o primeiro deles voltou a ser chamado apenas pelo nome original da série.
Fatality: violência e muito sangue
A série é conhecida por conter níveis muito elevados de violência. Os movimentos e golpes dos personagens levam ao ecrã dos jogadores uma quantidade imensa de sangue e ossos. Mortal Kombat é mundialmente conhecido, inclusive, por seus Fatalities. Os Fatalities são movimentos especiais finalizadores que requerem uma sequência realizada pelos jogadores e que apresentam sempre uma quantidade ainda maior de violência e sangue.
O próprio nome da série foi escolhido para denotar a brutalidade que é a marca de seus videojogos. A preferência por “Kombat” e não “Combat” é um erro intencional, pois a letra K daria mais força à palavra e à marca.
Sucesso e influência na cultura pop
A relevância da série no mundo dos videojogos a levou a outras mídias. Duas adaptações cinematográficas chegaram aos cinemas na década de 1990: “Mortal Kombat” (1995) e “Mortal Kombat: Annihilation” (1997). Em 2009, foi lançado no YouTube um curta-metragem inspirado na série, que fez com a Warner Bros. encomendasse uma websérie. Além de mídias fílmicas, Mortal Kombat também foi transformado em jogos de carta, em banda desenhada, bem como foi convertida em inúmeros produtos da cultura popular.
Mortal Kombat tornou-se uma das séries de videojogos de luta mais bem-sucedidas da história em termos financeiros e de apreciação do público. Assim como Street Fighter, da Capcom, e Tekken, da Namco, é uma das séries mais antigas e influentes do mercado de videojogos. O último videojogo da série a ser lançado foi um dos mais vendidos do ano de 2015.
Principais videojogos da série:
1992 – Mortal Kombat
1993 – MK II
1995 – MK 3
1996 – Ultimate Mortal Kombat 3
Mortal Kombat Trilogy
1997 – MK 4
2002 – MK: Deadly Alliance
2004 – MK: Deception
2005 – MK: Shaolin Monks
2008 – Mortal Kombat vs. DC Universe
2011 – Mortal Kombat
2012 – MK Komplete Edition
2015 – MK X
2016 – MK XL