Indie Game (ou Jogo Independente) é a definição dada a jogos de produção independente. Estes são criados por equipas pequenas ou por uma só pessoa e geralmente não são financiados por uma produtora externa. Embora não existam parâmetros específicos para o que define um jogo indie, normalmente partilham características que os colocam nessa categoria.
Os jogos indie tendencialmente exploram mecânicas de jogo inovadoras potenciando a sua aproximação ao publico. São também experiências de menor duração que os jogos produzidos por grandes estúdios. Devido à limitação de recursos estes jogos são normalmente lançados em formato digital. A sua popularidade aumentou precisamente porque os serviços de distribuição digital se tornaram mais eficazes a partir da primeira década de 2000. Alguns jogos ganharam um grande reconhecimento junto do publico e alcançaram metas ambiciosas como é o caso do fenómeno Minecraft que começou como jogo independente e cresceu para se tornar uma referência entre as licenças distribuídas pela Microsoft.
A vantagem da produção independente é a liberdade criativa e menos limitações de tempo. Apesar de ainda assim terem de ser cumpridos os critérios de aceitação nas plataformas online. As equipas sendo mais pequenas também fazem uso do contacto mais direto com o publico para buscarem publicidade e financiamento. Muitos jogos independentes são financiados por fãs e jogadores que acreditam na promessa de um bom jogo no final do seu ciclo de desenvolvimento. Sites como o Kickstarter e Patreon são exemplos da criação de conteúdos suportados por fãs que contribuem com o dinheiro que puderem doar.
O termo “indie” nem sempre é aplicado a jogos inovadores vindos de pequenos estúdios. Por vezes alguns jogos inseridos nesta categoria são de baixa qualidade e podem mesmo estar ligados a uma produtora maior. O jogo Bastion foi publicado e publicitado pela Warner Bros. Interactive apesar do estúdio Supergiant Games ter desenvolvido o jogo por meios próprios.
Apesar de serem associados a produções com orçamento baixo e limitado, os jogos indie são também vistos pelo seu lado criativo e por isso mesmo algumas produções suportadas por empresas de maior estatuto são na mesma apelidados de indie games devido à liberdade criativa que foi concedida ao projeto.