HUD (sigla para o inglês “Heads Up Display”) em videojogos é a área que mostra os atributos associados ao jogo que têm de estar sempre presentes no ecrã. Os atributos variam conforme o jogo e não está preso a qualquer convenção embora algumas sejam similares entre os diferentes géneros. No HUD pode ser apresentado a barra de energia, vida, nível do personagem, numero de projeteis disponíveis, radar, numero de inimigos derrotados, pontuação, entre outros.
Existem algumas informações apresentadas em ecrã que são comuns aos diferentes géneros de jogo. A maioria é estático e ficam visíveis durante toda a secção de jogabilidade. Algumas informações apresentadas são:
- Barra de vida e contador de vidas – Isto normalmente serve para indicar quantas tentativas restam ao jogador para continuar a avançar no jogo como é comum em clássicos estilo Super Mario e Sonic. No caso dos jogos de luta as barras indicam a vida de cada oponente para saber qual deles está mais próximo da vitória. Alguns bosses e inimigos em jogos de aventura também apresentam esta barra como em Dark Souls. Para dar maior realismo alguns jogos optam por não mostrar a barra de energia, mas antes um efeito que ocupa toda a imagem como um tom vermelho que quanto mais carregado estiver mais perto o jogador está da derrota como demonstrado em The Last of Us.
- Contador de tempo, pontuação, objetos – Este contador pode assumir tendência decrescentes ou crescente. Serve para contar os segundos que faltam para terminar uma batalha, mostrar o numero de pontos recolhidos ou até mesmo o numero de balas disponíveis no caso dos jogos de tiros como Call of Duty. Nos jogos de corrida pode ser usado para cronometrar os melhores tempos em pista. Em jogos de sobrevivência apresenta os dias e horas passados. Alguns jogos utilizam o relógio interno da consola para mostrar o tempo no jogo de acordo com o tempo real. Este tipo de contador está presente de alguma forma em praticamente todos os videojogos.
- Radar, mapas e mira – Em jogos com áreas maiores de exploração livre normalmente é apresentado um pequeno mapa num dos cantos dos ecrã normalmente acompanhado de uma seta que indica o local do próximo objetivo como em GTA. Isto evita que o jogador esteja constantemente a pausar para verificar a sua posição. Nos jogos de ações furtiva pode também surgir um radar que indica a localização dos inimigos como em Metal Gear Solid. As miras e cursor também costumam estar presentes em ecrã caso o jogador tenha de apontar para um local especifico afim de executar alguma ação como em The Walking Dead.
- Mensagens de contexto – Estas são normalmente apresentadas em situações onde o jogador tem de cumprir determinado requisito para poder avançar no jogo. A mensagem mantém-se no ecrã até o jogador ultrapassar esse momento e assim ficar ciente do que fazer em situações futuras. São elementos mais usados em fases de tutorial.
As informações apresentadas em ecrã podem ser obrigatórias, mas também opcionais caso a produtora opte por permitir que o jogador escolha ter menos informação no ecrã. Com a chegada de consolas como a Wii U esta informação passou a poder ser melhor distribuída graças à presença de um segundo ecrã de jogo. Também determinados jogos optam por não apresentar qualquer informação no ecrã deixando o jogador prever a sua condição através dos elementos visuais do jogo como em ICO ou Silent Hill 2.